FECHAR
1
?
b
b
DESTINOS
?
BUSCA
m
ASSINE
n
p
FECHAR BUSCA
X
Receba nossos posts em seu e-mail.



?
Para passear

4 lindas atrações no Parque do Retiro em Madrid

16 de fevereiro de 2016 | POR Nini Ferrari
Madrid - Espanha
Follow my blog with Bloglovin

Um dos lugares que mais gostei em Madrid foi o Parque do Retiro, localizado próximo aos principais museus da cidade: Museu do Prado, Museu Reina Sofia e Museu Thyssen-Bornemisza. Uma ótima opção para combinar a visita em um dos museus com um passeio relaxante no parque ou até mesmo para passar o dia todo explorando as atrações ali de dentro.

Parque del Retiro - Madrid - Espanha - A Path to Somewhere-6
um pouco de história

A história do parque teve seu início em 1630, quando o Conde Duque de Olivares ofereceu alguns terrenos de presente para a monarquia da época, para que fosse construído um enorme jardim para os momentos de lazer.

O local ficou conhecido como Palácio do Bom Retiro e ao longo dos anos muitas transformações foram acontecendo e novas construções foram feitas, como a Real Fábrica de Porcelana do Bom Retiro e o Observatório Astronômico.   Durante o reinado de Carlos III no final do século XIX, os cidadãos eram permitidos a entrar nos jardins reais, porém apenas se estivessem limpos e bem vestidos.

Anos mais tarde, durante a invasão de Napoleão, o local foi utilizado como quartel general das tropas francesas, o palácio e parte dos jardins foram destruídos e posteriormente foi preciso reconstruí-lo.

Somente após 1868 o jardim passou a ser uma propriedade municipal, as portas foram abertas a toda a população e houve o início de algumas construções que podemos ver hoje.

Atualmente, o parque é uma das principais áreas verdes de Madrid, com espaço para praticar atividades físicas, relaxar ou levar as crianças para passear. Além de abrigar dois palácios utilizados para exposições temporárias.

Parque del Retiro - Madrid - Espanha - A Path to Somewhere-3
PALÁCIO DE CRISTAL

O Palácio de Cristal foi construído em 1887 juntamente com um lago artificial com cisnes e gansos, para ser uma estufa e abrigar flores filipinas durante a Exposição das Ilhas Filipinas. Atualmente o espaço exibe obras de arte contemporâneas e é uma das principais e mais bonitas atrações do parque.

Eu fiquei encantada com o Palácio de Cristal, e para mim, essa é uma das construções mais bonitas de toda a cidade! Lembra bastante a linda estufa do Jardim Botânico de Curitiba que eu também adoro.

 

Quando: aberto todos os dias, a partir das 10h | Quanto: grátis

Parque del Retiro - Madrid - Espanha - A Path to Somewhere-8
Parque del Retiro - Madrid - Espanha - A Path to Somewhere-9
Parque del Retiro - Madrid - Espanha - A Path to Somewhere-10
MONUMENTO A AFONSO XII E ESTANQUE DEL RETIRO

Outra área imperdível dentro do parque, é o Monumento a Afonso XII, inaugurado em 1922 após um concurso nacional para criar projetos em homenagem ao Rei Afonso XII.

Logo em frente, o Estanque del Retiro - um lago artificial, oferece aluguel de barquinhos a remo para um passeio romântico a dois ou divertido com as crianças.

Esse é o lugar perfeito para ter uma das mais belas vistas do parque e relaxar observando os barquinhos nas águas calmas do lago, com o lindo monumento ao fundo.

Parque del Retiro - Madrid - Espanha - A Path to Somewhere-4
PALÁCIO DE VELÁZQUEZ

O Palácio de Velázquez foi construído em 1883 para a Exposição Mundial de Mineração em Madrid. O projeto feito pelo arquiteto Ricardo Velázquez Bosco, o mesmo que projetou o Palácio de Cristal, foi inspirado no Crystal Palace de Londres.

O prédio todo em tijolinhos, possui abóbadas de ferro e vidro que iluminam o interior com luz natural e lembram a estrutura do Palácio de Cristal.

Atualmente o prédio pertence ao Ministério da Cultura e abriga exposições temporárias do Museu de Arte Reina Sofia.

Além da beleza do prédio, vale a pena conferir a exposição que estiver rolando durante a sua visita.

Quando: aberto todos os dias, a partir das 10h | Quanto: grátis

Parque del Retiro - Madrid - Espanha - A Path to Somewhere-5
PUERTA DE ALCALÁ

A Porta de Alcalá na verdade não fica dentro do parque, mas sim em uma de suas entradas, na Praça da Independência. O monumento foi construído em 1778 pelo Rei Carlos III e na época era uma das entradas de Madrid para quem vinha da França, de Aragon ou da Catalunha.

Em 1976, a Porta de Alcalá foi considerada Monumento Histórico-Artístico pelo governo da Espanha, e desde o século XIX tem sido um dos ícones representativos da cidade. É nessa praça onde acontecem diversas manifestações políticas e artísticas, e onde ocorreram feitos históricos.

Vale a pena entrar no parque por ali!

Parque del Retiro - Madrid - Espanha - A Path to Somewhere-1
Parque del Retiro - Madrid - Espanha - A Path to Somewhere-2

EXTRA:

Aproveite também para conhecer o Paseo Argentina ou Paseo de las Estatuas, uma alameda dentro do parque com diversas estátuas representando os reis espanhóis, a pedido de Fernando VI. Na época, a encomenda das estatuas era para enfeitar o Palácio Real de Madrid, porém elas nunca chegaram a ser colocadas lá.

RESERVE SUA VIAGEM AQUI
Reserve seu hotel no BOOKING.COM pague em moeda local, sem depósito antecipado e com cancelamento gratuíto. Pelo HOTEIS.COM é possível pagar em Real e ainda parcelar, sem sofrer com a variação do cambio. Ou compare o preço das diárias em diversos sites através do TRIVAGO.
Prefere alugar uma casa, quarto ou apartamento? Cadastre-se no AIRBNB por aqui e ganhe um crédito para a sua primeira hospedagem. (válido apenas para novos cadastros)
Está procurando passagens aéreas baratas? Reserve aqui!
Quer visitar as principais atrações sem pegar fila? Compre seu ingresso antecipado e economize tempo.
Procurando avaliação dos principais hotéis, restaurantes e atrações? O Trip Advisor pode te ajudar.
E não deixe de conferir nossa LOJINHA. Com uma curadoria de guias, livros e acessórios para quem ama viajar.
Reserve através dos nossos links e nos ajude a manter o blog, sem pagar nada a mais por isso!
Tags:
39 s
m
h
RESERVE AQUI
ESCRITO POR
Nini Ferrari
Designer, blogueira, viajante e artista nas horas vagas… Sou apaixonada por fotografia, arte, mapas e lugares novos. Nos últimos anos descobri que ainda não pertenço a um lugar só e a única certeza que tenho é que nunca vou parar de viajar…
CONTINUE LENDO
DEIXE SEU RECADO

Escolha sua plataforma de comentários favorita

Loading Facebook Comments ...
Booking.com
Copyright © 2014 - 2016 - apathtosomewhere.com.br - Todos os direitos reservados | Designed and Created by Studio Lhama
n
Designed and Created by Studio Lhama