


A Haarlem holandesa

Aqui na Europa quase toda grande cidade, possui alguma vizinha pequena e imensamente charmosa, e eu adoro visitar essas cidadezinhas. Quando comecei a pesquisar hospedagem em Amsterdam, acabei me deparando com Haarlem a apenas 15 minutos de trem do centro de Amsterdam, e mesmo não escolhendo me hospedar lá, decidi que eu precisava conhecê-la e eu adorei.

Haarlem é charmosa, pacata, mais antiga que Amsterdam e capital da província onde se localizam as duas cidades. Tem um lindo centro antigo, uma grande igreja e diversos bares e restaurantes no Grote Markt, e até um moinho, que apesar de ter sido reconstruído após um incêndio, dá um charme todo especial ao local! Haarlem também é conhecida por ser o maior centro comercial de tulipas do mundo desde 1630, por abrigar o museu mais antigo da Holanda, o Teylersmuseum, e já chegou a ter mais de 100 micro cervejarias.


Falando em cerveja, atualmente a principal da cidade é a Jopenkerk no prédio de uma antiga igreja, que com certeza merece uma visita, e você pode até almoçar por lá.
Ah, outra curiosidade interessante sobre a cidade é sua ligação com a Haarlem de Nova York, fundada por holandeses que a batizaram com o nome da sua terra natal, e que no fim, ficou mais famosa que a própria Haarlem holandesa.
E aí, ficou com vontade de conhecer Haarlem? Para chegar lá é bem fácil, diversos trens saem da estação Amsterdam Centraal a cada 10 minutos e a viagem leva só 15 minutinhos, não tem erro.






