FECHAR
1
?
b
b
DESTINOS
?
BUSCA
m
ASSINE
n
p
FECHAR BUSCA
X
Receba nossos posts em seu e-mail.



?
Day Trip

Alba e a Feira da Trufa Branca

30 de outubro de 2015 | POR Nini Ferrari
Alba - Itália
Follow my blog with Bloglovin

Já faz mais de 15 dias que chegamos em Torino e ainda não tínhamos saído da cidade para conhecer outros lugares da região do Piemonte, por isso, no último final de semana resolvemos pegar um trem e ir até Alba, onde está acontecendo a Feira Internacional da Trufa Branca de Alba, ou Fiera Internazionale Tartufo Bianco D’Alba em italiano. E não estou falando de trufas de chocolate, apesar de ter diversos estandes de chocolates na feira também!

As trufas, chamadas de tartufos aqui na Itália, são um tipo de fungo que cresce em regiões muito específicas numa profundidade no solo entre 20cm e 1m, próximos a raízes de algumas espécies de árvores. Para encontra-las, os “caçadores” de trufas, utilizam cães treinados que ao sentirem o cheiro tão característico das trufas, cavam até 1m para encontra-las. Infelizmente não é possível cultivar trufas, e elas são bem difíceis de serem encontradas, além disso quando estão prontas para serem consumidas, soltam um aroma único e devem ser apreciadas ainda frescas, em no máximo 2 semanas, por isso são tão caras e tão desejadas no meio gourmet.

Tartufo di Alba-3

No Brasil, é praticamente impossível conseguir provar uma trufa ainda fresca, o mais comum é encontra-las em azeites aromatizados ou em molhos conhecidos como tartufatas, mas aqui na Itália algumas regiões são famosas justamente pela produção das trufas, e atraem turistas do mundo todo durante a temporada, que varia de acordo com o tipo de trufa e a região. A primeira vez que eu senti esse sabor tão único, foi no ano passado quando fomos na Mostra da Trufa Negra de San Miniato na Toscana, em meados de março.

No Piemonte, a temporada das trufas brancas acontece entre o final de setembro e o final de janeiro e é possível encontrar restaurantes que preparam pratos com essa iguaria em toda a região. Um dos mais tradicionais é o ovo frito com lascas de trufas que devem ser raladas na hora e na espessura de uma folha de papel; o taglierini com trufas brancas também é bem popular. Mas é a Feira Internacional da Trufa Branca de Alba que marca o início da temporada, e atraí centenas de turistas em busca de boa comida e bons vinhos.

A feira acontece anualmente entre outubro e novembro aos finais de semana, num galpão fechado, bem no centro de Alba. Esse ano, a entrada está custando €3 e pode ser comprada na hora. Lá dentro existem dezenas de produtores de vinhos, queijos, massas, doces e trufas expondo seus produtos e explicando detalhadamente sobre a produção e qualidade de cada um deles. A maior parte dos produtos podem ser provados, uma delícia! Os estandes mais concorridos eram das vinícolas, pois assim como a Toscana, o Piemonte também é muito famoso pela qualidade de seus vinhos, entre eles o Barolo e o Barbaresco, nomes de duas cidadezinhas nos arredores de Alba, e do Barbera e Dolcetto d’Alba, os vinhos da cidade e que tivemos a oportunidade de degustar durante a feira.

Tartufo di Alba-7
Tartufo di Alba-5
Tartufo di Alba-2
Tartufo di Alba-1

Além disso, o evento conta com um restaurante onde é servido alguns pratos com as famosas trufas, mas sinceramente, pelo grande movimento e o preço não tão convidativo assim, acho que vale mais a pena procurar um dos bons restaurantes da cidade e degustar essa delícia preparada sem pressa. Um dos mais famosos é o Piazza Duomo, que já ganhou até estrelas do Guia Michelin, e nos dias da feira costuma ter um menu especial, mas é bom reservar com antecedência.

Nesse período a cidade fica bem movimentada e além da Feira Internacional da Trufa Branca, outras feiras de rua acontecem pela cidade, além de um verdadeiro calendário de eventos na região.

Agora se você vier para o Piemonte em outra época, uma das melhores coisas a fazer, é alugar um carro e percorrer toda a região visitando os pequenos vilarejos e principalmente as vinícolas, assim como nós fizemos na Toscana em 2014. As cidades podem não ser tão charmosas quanto as da Toscana, mas as paisagens são igualmente incríveis. Eu fui até Alba de trem e fiquei de queixo caído com o visual e as plantações de uva nas encostas, imagine numa viagem de carro, com mais liberdade e parando em cada vilarejo... Com certeza um passeio imperdível.

Anote

Fiera Internazionale Tartufo Bianco D’Alba

O que: feira internacional dedicada as trufas brancas, com produtos típicos do Piemonte

Onde: Piazza Medford 3 | Alba – Piemonte – Itália

Quando: em 2015 a feira acontece aos finais de semana do dia 10 de outubro ao dia 15 de novembro. Confira antes no site as datas nos próximos anos.

Quanto: entrada a partir de €3

Saiba mais: www.fieradeltartufo.org

RESERVE SUA VIAGEM AQUI
Reserve seu hotel no BOOKING.COM pague em moeda local, sem depósito antecipado e com cancelamento gratuíto. Pelo HOTEIS.COM é possível pagar em Real e ainda parcelar, sem sofrer com a variação do cambio. Ou compare o preço das diárias em diversos sites através do TRIVAGO.
Prefere alugar uma casa, quarto ou apartamento? Cadastre-se no AIRBNB por aqui e ganhe um crédito para a sua primeira hospedagem. (válido apenas para novos cadastros)
Está procurando passagens aéreas baratas? Reserve aqui!
Quer visitar as principais atrações sem pegar fila? Compre seu ingresso antecipado e economize tempo.
Procurando avaliação dos principais hotéis, restaurantes e atrações? O Trip Advisor pode te ajudar.
E não deixe de conferir nossa LOJINHA. Com uma curadoria de guias, livros e acessórios para quem ama viajar.
Reserve através dos nossos links e nos ajude a manter o blog, sem pagar nada a mais por isso!
Tags:
39 s
m
h
RESERVE AQUI
ESCRITO POR
Nini Ferrari
Designer, blogueira, viajante e artista nas horas vagas… Sou apaixonada por fotografia, arte, mapas e lugares novos. Nos últimos anos descobri que ainda não pertenço a um lugar só e a única certeza que tenho é que nunca vou parar de viajar…
CONTINUE LENDO
DEIXE SEU RECADO

Escolha sua plataforma de comentários favorita

Loading Facebook Comments ...
Booking.com
Copyright © 2014 - 2016 - apathtosomewhere.com.br - Todos os direitos reservados | Designed and Created by Studio Lhama
n
Designed and Created by Studio Lhama