FECHAR
1
?
b
b
DESTINOS
?
BUSCA
m
ASSINE
n
p
FECHAR BUSCA
X
Receba nossos posts em seu e-mail.



?
Destino

Bruxelas: chocolate, cerveja, waffle e batata frita

28 de setembro de 2015 | POR Nini Ferrari
Bruxelas - Bélgica
Follow my blog with Bloglovin

Se a Bélgica é conhecida pelos seus deliciosos chocolates, suas cervejas de primeira qualidade, os inigualáveis waffles e por ter inventado a batata frita, é em Bruxelas onde você irá encontrar tudo isso na maior concentração por metro quadrado, mais precisamente nos arredores da Grand Place. Aliás, só de se hospedar nessa região e provar essas quatro delícias belgas, você já terá aproveitado o melhor que Bruxelas tem a oferecer. Foi isso o que fiz na minha primeira visita à cidade em 2011, e essas são minhas melhores recordações de Bruxelas.

CHOCOLATE
bruxelas-3

A Bélgica é mundialmente conhecida pela alta qualidade de seus chocolates e é em Bruxelas onde a maior parte deles está reunida, muitas vezes sendo chamada até de “Capital Mundial do Chocolate”, apesar do país não ser o maior produtor e nem mesmo o maior consumidor.

Jean Neuhaus foi o primeiro mestre chocolateiro de Bruxelas e abriu suas portas em 1857, anos mais tarde criou o praliné, um dos tipos mais famosos e requisitados de chocolate belga. É possível encontrar lojas Neuhaus em diversos pontos da cidade, mas a mais famosa está na Galeria de La Reine, entre a Grand Place e a estação Bruxelles Central.

Aliás, para um verdadeiro tour do chocolate em Bruxelas, a Galeria de La Reine é parada obrigatória, além da Neuhaus, lá você também encontra diversas outras chocolatarias de alta qualidade, como a famosa Godiva, a Corné Port-Royal, a Mary, a mais popular Leonidas, a mais luxuosa Pierre Marcolini, entre outras.

A região da Grand Place também reúne diversas outras lojas e multimarcas menos luxuosas, mas nem por isso com chocolates menos saborosos, ótima opção para comprar os presentinhos da viagem, mas se puder, prove antes de fazer a grande compra, eu achei alguns deles doces demais.

Para completar, não deixe de visitar o Museu do Chocolate, também na região da Grand Place, a visita sai por €6 e incluí degustação.

CERVEJA
bruxelas-2

Cerveja é assunto sério na Bélgica, a tradição cervejeira vem de muitos séculos, e praticamente todas as cidades do país tem sua própria cervejaria. Em Bruxelas, o tipo de cerveja mais tradicional é o Lambic, principalmente a da famosa Brasserie Cantillon, que você não pode deixar de visitar. Ela é produzida através de um tipo diferente de fermentação que resulta num sabor bem peculiar e completamente diferente do que estamos acostumados a beber no Brasil - confesso que eu não gostei nadinha, mas conheci grandes apreciadores desse estilo de cerveja, e o que vale é provar.

Outro lugar indispensável para conhecer e provar diversos tipos de Lambic é o bar La Mort Subit, que também possui suas próprias cervejas, e foi aberto em 1910, bastante tradicional na cidade.

Agora que você já provou a Lambic, é hora de ir para um dos bares mais famosos do mundo, o Delirium Café, com mais de 2000 rótulos e dezenas outras “on tap”, a meca dos cervejeiros, que inclusive faz parte do Guinness Book desde 2004, por ter a maior carta de cervejas do mundo. Esse com certeza é o bar mais visitado pelos turistas, mas se você não quiser agitação, não se preocupe, em Bruxelas você encontra um bar em praticamente toda esquina, e sempre com ótimas opções de cerveja, entre eles o Au Bon Vieux Temps, um dos bares mais antigos da cidade, sem tantas opções no cardápio, mas com certeza com as melhores. Lá é um ótimo lugar para você provar a cultuada Westvleteren 12, considerada a melhor cerveja do mundo.

Quem visita a Bélgica costuma levar chocolates e cervejas como souvenir, e inúmeras são as lojas especializadas pela cidade, principalmente nos arredores da Grand Place. Os preços podem variar muito de uma loja para a outra, então não deixe de pesquisar entre elas. Uma loja com bastante variedade e ótimas embalagens para viagem é a De Biertempel, outra interessante para conhecer é a Beer Planet com cervejas mais difíceis de encontrar. Mas se a sua preferida não estiver entre as mais raras, não deixe de conferir em algum supermercado, os preços chegam a custar praticamente a metade.

Se você for um verdadeiro cervejeiro e esse for o motivo da sua visita a Bélgica, programe sua viagem para o início de Setembro, quando acontece o “Belgian Beer Weekend”, uma feira na Grand Place com as principais cervejarias belgas, por sorte, cheguei em Bruxelas bem no dia do festival e achei imperdível!!

WAFFLE
bruxelas-1

O waffle é outra grande tradição belga e uma delícia. Em Bruxelas você irá encontrar dois tipos: o waffle de Bruxelas e o waffle de Liege. O de Liege, normalmente é arredondado, com uma massa densa e doce, o de Bruxelas é retangular, mais leve e suave. A versão mais simples dos waffles, é apenas polvilhada com açúcar, mas você pode escolher uma infinidade de coberturas para acompanhar, como frutas, calda de chocolate, nutella e chantilly. Em Bruxelas é fácil encontrar um bom waffle praticamente em toda esquina, mas é na Rue de l’Etuve, que te leva até um dos símbolos da cidade, o Manneken Pis, onde existe a maior quantidade de lojas que vendem waffles e por apenas €1, uma verdadeira tentação.

Um lugar que também gostei muito foi o Waffle Factory, além das versões tradicionais, o grande diferencial deles é oferecer waffles salgados recheados, perfeitos para um almoço rápido ou lanche no final da tarde.

BATATA FRITA
bruxelas-4

Nem todo mundo sabe, mas a batata frita foi inventada na Bélgica, mais ou menos em 1680, e por aqui é possível encontrá-las por todo lado, normalmente em restaurantes com janela diretamente para a rua dedicados especialmente para elas.

O tradicional é fritá-las duas vezes e servi-las em cones acompanhadas de maionese e outros molhos, tem até um molho chamado "brasileiro", mas não faço a mínima ideia do que vai nele. Por incrível que pareça, apesar de serem fritas duas vezes, elas ficam sequinhas e crocantes, mas macias por dentro, uma delícia e perfeitas para acompanhar as ótimas cervejas belgas, apesar de normalmente não servirem na maioria dos bares.

Em Bruxelas, uma região com diversas opções é a pracinha da Rue du Marché aux Herbes, bem no caminho entre a estação Bruxelles Central e a Grand Place, procure por Frituur, é assim que elas são chamadas aqui.

Anote

Galeria de La Reine: Galerie du Roi 5 | Bruxelas – Bélgica

Museu do Chocolate: Guldenhoofdstraat 9 | Bruxelas - Bélgica

Waffle Factory: Rue du Lombard 30 |Bruxelas - Bélgica 

Brasserie Cantillon: Rue Gheude 56 | Anderlecht, Bruxelas – Bélgica

A La Mort Subit: Rue Montagne aux Herbes Potagères 7 | Bruxelas – Bélgica

Delirium Café:  Impasse de la Fidélité 4A | Bruxelas - Bélgica

Au Bon Vieux Temps: Impasse Saint-Nicolas 4 | Bruxelas - Bélgica

De Biertempel: Grasmarkt 56b | Bruxelas – Bélgica

Beer Planet: Rue de la Fourche 45 | Bruxelas – Bélgica

Belgian Beer Weekend

RESERVE SUA VIAGEM AQUI
Reserve seu hotel no BOOKING.COM pague em moeda local, sem depósito antecipado e com cancelamento gratuíto. Pelo HOTEIS.COM é possível pagar em Real e ainda parcelar, sem sofrer com a variação do cambio. Ou compare o preço das diárias em diversos sites através do TRIVAGO.
Prefere alugar uma casa, quarto ou apartamento? Cadastre-se no AIRBNB por aqui e ganhe um crédito para a sua primeira hospedagem. (válido apenas para novos cadastros)
Está procurando passagens aéreas baratas? Reserve aqui!
Quer visitar as principais atrações sem pegar fila? Compre seu ingresso antecipado e economize tempo.
Procurando avaliação dos principais hotéis, restaurantes e atrações? O Trip Advisor pode te ajudar.
E não deixe de conferir nossa LOJINHA. Com uma curadoria de guias, livros e acessórios para quem ama viajar.
Reserve através dos nossos links e nos ajude a manter o blog, sem pagar nada a mais por isso!
Tags:
39 s
m
h
RESERVE AQUI
ESCRITO POR
Nini Ferrari
Designer, blogueira, viajante e artista nas horas vagas… Sou apaixonada por fotografia, arte, mapas e lugares novos. Nos últimos anos descobri que ainda não pertenço a um lugar só e a única certeza que tenho é que nunca vou parar de viajar…
CONTINUE LENDO
DEIXE SEU RECADO

Escolha sua plataforma de comentários favorita

Loading Facebook Comments ...
Booking.com
Copyright © 2014 - 2016 - apathtosomewhere.com.br - Todos os direitos reservados | Designed and Created by Studio Lhama
n
Designed and Created by Studio Lhama