FECHAR
1
?
b
b
DESTINOS
?
BUSCA
m
ASSINE
n
p
FECHAR BUSCA
X
Receba nossos posts em seu e-mail.



?
Museus

Como é a visita ao Estádio do Real Madrid

30 de Março de 2016 | POR Vinny Campos
Madrid - Espanha
Follow my blog with Bloglovin

Olá, aqui é o Vinny Campos, esse é o meu primeiro post no A Path to Somewhere, e a partir de hoje, vou tentar colocar aqui a minha visão de algumas experiências que passamos em nossas viagens. A experiência de hoje é a visita ao Santiago Bernabéu, o estádio do Real Madrid. 

 

A primeira impressão externa do estádio não é das melhores, é uma estrutura de concreto, muito parecida com as que temos no Brasil, inclusive na fila, encontramos alguns portugueses que deixaram bem claro seu descontentamento com o exterior do estádio, afinal, é a casa de um dos maiores times da atualidade. Mas vale ressaltar que no interior do museu, existe uma maquete do projeto de revitalização do estádio, que ainda não foi iniciado, devido a uma lei municipal que impediu reformas no estádio e os planos para lançar o projeto em 2017 tiveram que ser adiados.

real mdrid - espanha - a path to somewhere-11

A visita começa com uma grande subida até o local mais alto do estádio, onde podemos ver pela primeira vez as arquibancadas  para os 81.044 torcedores e o gramado do clube merengue. Um pequeno local para fotos é disputado, mas sem muitos problemas, se você é como a Nini e adora fotos sem turistas ao redor, tenha paciência. 

real mdrid - espanha - a path to somewhere-12
real mdrid - espanha - a path to somewhere-14

Após esse primeiro vislumbre, fomos conhecer a história do clube, um dos mais vitoriosos do mundo, por isso não poderiam faltar taças e medalhas, dos mais variados tamanhos, formatos e eras. Nessa primeira etapa, também está exposto a evolução dos uniformes, chuteiras, brasões e jornais registrando toda a história do time. Para os que gostam de interatividade, na parede contrária as taças, você pode navegar por momentos históricos através de telas touch-screen. Até esse momento, as 10 taças das vitórias na Champions League não estão presentes, apenas réplicas, marcando seus lugares.

Durante toda a visita você vai ouvir uma mescla de sussurros de visitantes, gritos da torcida, narrações de lances históricos e o próprio hino do Real Madrid, o que torna a visita mais emocionante com um tom heroico e grandioso.

real mdrid - espanha - a path to somewhere-1
real mdrid - espanha - a path to somewhere-15
real mdrid - espanha - a path to somewhere-2

A segunda etapa do museu, enaltece os jogadores e seus feitos. Logo no início, somos recebidos por uma imagem gigante com todos os jogadores se aquecendo, além disso camisas com chuteiras e luvas estão expostas em um bloco de vidro. Nessa parte os jogadores são o destaque e podemos usar telas interativas para ver a história e os gols de cada um. Sugiro que visitem os heróis brasileiros: Ronaldo, Roberto Carlos e Kaká. Entre os não brasileiros: Zidane, Raúl, Di Stefano, Casillas, Beckham, Özil, Figo, Pusks e claro, Cristiano Ronaldo.

real mdrid - espanha - a path to somewhere-17

A seguir encontramos os prêmios dos campeões do clube, bolas e luvas de ouro, prêmios Puskas e de melhores jogados do mundo, entre outros. Todos acompanhados de vídeos mostrando o desempenho do jogador, que resultou em tais prêmios.

real mdrid - espanha - a path to somewhere-16

Em transição para uma das minhas partes favoritas da visita, existem pequenos canos, para escutar o grito da torcida em momentos emblemáticos da história do clube.

real mdrid - espanha - a path to somewhere-5

Lembram que comentei que as 10 taças não estavam presentes no salão inicial? Agora elas estão, todas juntas e alinhadas, celebrando a “La Décima”, cheia de papéis picados voando e gerando um efeito bem legal. Um dos meus momentos favoritos.

Junto a essa sala, que estava bem cheia de visitantes, também temos um espaço para homenagear o ex-presidente do clube e um dos responsáveis pela construção do estádio Santiago Bernabéu. E outro ilustre jogador também é homenageado, Ferenc Puskás Biró, que hoje cede seu nome ao prêmio que anualmente enaltece os gols mais bonitos da temporada.

Na próxima etapa da visita, um grande telão motivacional, enaltece uma vitória do Real Madrid com um vídeo em que praticamente todos os jogadores participam da jogada encerrada com um lindo gol e a torcida indo a loucura.

real mdrid - espanha - a path to somewhere-6

Chega de história. Voltando a visita do estádio, temos mais uma passagem pela arquibancada, agora de um local mais próximo do campo, onde podemos sentar nas cadeiras, desde as mais comuns até as vips.

real mdrid - espanha - a path to somewhere-18

A visita continua pelos vestiários, tanto do time visitante quanto do Real Madrid, com fotos dos jogadores em seus armários, chuveiros, banheiras de hidromassagem e sala de massagem.

No dia em que visitamos o estádio, não haveria jogo, então foi possível fazer a visita completa. Tente se programar e evitar dias de jogos para esse tour, pois em dias de jogos, algumas áreas não ficam abertas ao público, inclusive os vestiários. E já que você vai até lá, vale a pena conhecer toda a estrutura do estádio, não é?

real mdrid - espanha - a path to somewhere-9

Outro momento que gostei muito, foi a experiência de sentar no banco de reservas, no pé do campo, ter a visão dos jogadores foi bem legal, mas prepare-se, como é um tour longo, muitos aproveitam para descansar e usar o Wi-fi que é liberado ali. Então tenha paciência se quiser sentar no banco, e enquanto espera, aproveite para fazer um aquecimento e se sentir um verdadeiro jogador.

real mdrid - espanha - a path to somewhere-10

O último local visitado é a área de imprensa do estádio, que eu particularmente não me importo muito, e tinha uma fila bem grande para sentar onde os jogadores e técnico dão as entrevistas. Como eu já estava cansado, decidi pular essa parte, mas se você gosta... se joga cara!

Como todo tour desse tipo, uma loja te espera no final com os mais diversos itens do time: camisas, chaveiros, bichos de pelúcia e tudo que o dinheiro pode comprar ou que possa ser estampado com o rosto do Cristiano Ronaldo ou o brasão do Real Madrid.

Entre as coisas que acho chato em qualquer atração é a “obrigação de passar” por etapas onde o visitante tira fotos para fazerem montagens que no final você pode comprar. Sei que muitos gostam, mas eu não sou muito fã e sempre que falo que não quero, a pessoa que está trabalhando faz aquela cara de interrogação, afinal é todo uma linha de produção quebrada.

O estádio não me fez torcer para o Real Madrid. Entre os times espanhóis, ainda torço mais pelo Barcelona, que também visitei o estádio e me conquistou. Falando em comparações, visitei o Camp Nou (estádio do Barcelona) em 2012 e acredito que muita coisa deve ter mudado, mas em relação a interatividade o Bernabéu ganha; além do acesso ao banco de reservas e outras áreas que o Camp Nou não oferece ou não oferecia na época. Mas a forma como o Camp Nou enaltece a torcida até hoje me traz recordações.

 

Espero escrever mais por aqui, aproveitem a visita e mandem seus comentários.

Anote

Santiago Bernabéu

O que: estádio e museu do Real Madrid

Onde: Calle Concha Espina, 1 | Metrô: Santiago Bernabéu – L10 | Madrid – Espanha

Quando: segunda a sábado, das 10h às 19h; domingos e feriados, das 10h30 às 18h30 – em dias de jogos os horários são alterados, confira com antecedência.

Quanto: a partir de €19 para adultos e €13 para crianças

Saiba mais: www.realmadrid.com/

RESERVE SUA VIAGEM AQUI
Reserve seu hotel no BOOKING.COM pague em moeda local, sem depósito antecipado e com cancelamento gratuíto. Pelo HOTEIS.COM é possível pagar em Real e ainda parcelar, sem sofrer com a variação do cambio. Ou compare o preço das diárias em diversos sites através do TRIVAGO.
Prefere alugar uma casa, quarto ou apartamento? Cadastre-se no AIRBNB por aqui e ganhe um crédito para a sua primeira hospedagem. (válido apenas para novos cadastros)
Está procurando passagens aéreas baratas? Reserve aqui!
Quer visitar as principais atrações sem pegar fila? Compre seu ingresso antecipado e economize tempo.
Procurando avaliação dos principais hotéis, restaurantes e atrações? O Trip Advisor pode te ajudar.
E não deixe de conferir nossa LOJINHA. Com uma curadoria de guias, livros e acessórios para quem ama viajar.
Reserve através dos nossos links e nos ajude a manter o blog, sem pagar nada a mais por isso!
Tags:
39 s
m
h
RESERVE AQUI
ESCRITO POR
Vinny Campos
Designer, santista, apaixonado por arte, música e pelo acaso. Fui inspirado pela Nini a conhecer o mundo e vivemos nômades desde 2014, a cada dia nos apaixonando mais pelo slow-travel. Estou a frente do Studio Lhama, participo do podcast Aparelho Elétrico e escrevo sobre design e criatividade no Choco La Design.
CONTINUE LENDO
DEIXE SEU RECADO

Escolha sua plataforma de comentários favorita

Loading Facebook Comments ...
Booking.com
Copyright © 2014 - 2016 - apathtosomewhere.com.br - Todos os direitos reservados | Designed and Created by Studio Lhama
n
Designed and Created by Studio Lhama