


De carro pela Toscana

Quando decidimos que voltaríamos para o Brasil, faltava apenas 1 mês para a data da nossa passagem, e muitos lugares que ainda queríamos conhecer, por isso tivemos que escolher em quais iríamos. O interior da Toscana estava no topo da nossa lista, e seria nossa primeira “road trip”. Alugamos um carro por 4 dias, no site da Sixti, e nosso roteiro incluiu a região de Chianti, do Valle D’Elsa e do Valle D’Orcia. As cidades são bem pequenininhas e muito próximas umas das outras, por isso dá para conhecer bastante coisa em poucos dias. Além disso, as estradinhas entre elas são uma atração a parte, com vistas de tirar o fôlego que te fazem querer parar para fotografar a cada curva. Na região do Valle D’Orcia, as cidades são tão próximas, que é muito comum cruzar com grupos de ciclistas fazendo esse roteiro de bike, e juro que tive vontade de fazer isso um dia.
É justamente no interior da Toscana, que ficam os famosos campos de girassol, e as fotos mais bonitas que você irá ver de toda a Itália. Nossa viagem foi em meados de maio, e infelizmente não tivemos a oportunidade de ver os lindos girassóis, eles florescem apenas no verão, normalmente entre junho e agosto, e seu auge é em julho, mas as paisagens são tão lindas, que esse roteiro é imperdível praticamente em todas as épocas do ano, eu só evitaria o inverno, pois pode nevar e as estradas ficam bem perigosas. Essa região também é a maior produtora de vinhos da Itália, com inúmeras vinícolas abertas para visitação e muitas, mas muitas plantações de uva, um prato cheio para quem aprecia um bom vinho.


Nosso ponto de partida foi Florença, no primeiro dia dormimos próximo a San Gimignano e no segundo, próximo a Monteriggioni, sempre em agriturismos, que são hotéis mais afastados das cidades, no meio dos campos toscanos, em fazendas que normalmente possuem alguma produção local, mas que só são possíveis chegar de carro. Acordar com os passarinhos cantando, e uma vista magnifica pela janela, não tem preço, e esse foi um dos pontos altos da viagem.





