FECHAR
1
?
b
b
DESTINOS
?
BUSCA
m
ASSINE
n
p
FECHAR BUSCA
X
Receba nossos posts em seu e-mail.



?
Destino

Dicas Práticas: Lille

7 de agosto de 2015 | POR Nini Ferrari
Lille - França
Follow my blog with Bloglovin

Lille está localizada no extremo norte da França, na região de Nord-Pas-De-Calais, pertinho da fronteira com a Bélgica. Já pertenceu a diversos países, e por isso mesmo, suas características são mais belgas do que francesas. Sua fundação é do inicio do século X, mas apenas no século XVII foi conquistada pela França e durante a Primeira Guerra Mundial esteve sob domínio Alemão.

Apesar do seu clima chuvoso, e na maior parte do tempo nublado e frio, Lille é a cidade mais visita e populosa do norte do país, e é famosa pela simpatia dos seus moradores.

lille-6

Possui duas grandes estações de trem, a Lille Flandres para trens regionais, e a Lille Europe que liga a cidade a diversos pontos do continente, sendo a última parada do trem Eurostar com destino a Londres antes de atravessar o Canal da Mancha, por isso, pode ser considerada uma ótima cidade-base para explorar a região.

Sua arquitetura flamenca e cheia de cores, com as ruas de paralelepípedo e vielas estreitas, fazem de Lille um charme. Durante a semana, a cidade é calma e praticamente vazia, mas aos sábados ela se transforma e recebe um enorme número de visitantes, tornando-se agitada e festiva. Dizem que no Natal, Lille possui a melhor decoração do país e deve ficar ainda mais linda!

lille-43
O que fazer em Lille

A cidade não é muito grande, e pode ser visitada em apenas um dia, partindo de Paris, Bruxelas ou Londres. A melhor região para passear com certeza é a "Vieux Lille”, ou Velha Lille em tradução livre, onde você irá encontrar a Ópera, a Torre do Relógio, a Igreja de Saint-Etienne, a Grand Place, a Vieille Bourse, onde vendedores de livros se reúnem numa feirinha de antiguidades, e em alguns dias dançarinos se apresentam no local, num verdadeiro baile de cidade de interior. Mais a frente, a Catedral Notre-Dame de la Treille, uma igreja com o interior bem preservado, mas que teve sua fachada destruída, e reconstruída em estilo moderno, formando uma curiosa combinação. Nessa região, encontram-se as construções mais antigas e preservadas, além das ruas mais charmosas da cidade com diversos bares e restaurantes agitados no final da tarde. Se quiser passear por lojinhas diferentes das grandes redes, minha rua preferia é a Rue de Clef, com pequenas lojas de roupas, papelarias, lojas de quadrinhos, livrarias...

Outros pontos para serem vistos são a Citadelle, uma antiga base militar em forma de estrela, com um parque ao redor e o pequeno Zoológico, com entrada grátis e uma boa opção de passeio para quem estiver com crianças. Tem também o Museu de Belas Artes, mais próximo ao Centro de Lille e o Palácio de Justiça.

Um pouco mais afastada, mas que vale a visita, é a Gare Saint Sauveur, uma antiga estação de trem, que foi revitalizada e reaberta em 2009 para abrigar exposições e eventos culturais durante todo o ano. O prédio tem uma pegada bem alternativa, e os eventos costumam ser bem modernos. No dia em que visitamos, estava rolando uma exposição com artistas asiáticos, com obras super divertidas e contemporâneas. Para saber mais sobre as exposições, clique aqui.

Se você tiver um pouco mais de tempo, uma das melhores atrações da região é o Museu La Piscine, na cidade vizinha Roubaix, com acesso fácil pelo metrô, e que os detalhes eu já contei aqui .

 

Para saber mais sobre a cidade e a programação de eventos, confira o site oficial do turismo em Lille, clicando aqui.

Onde comer

Um dos maiores atrativos de Lille, com certeza são seus restaurantes charmosos e bares agitados no final do dia. A padaria Paul e o café Nothing Hill marcam presença na cidade, mas se você quiser uma dica ainda melhor, confira o post com diversas opções de lugares indicados por uma verdadeira moradora de Lille, clicando aqui!

Onde se hospedar

A maior parte dos visitantes, acaba não dormindo na cidade, apesar disso, existe uma grande variedade de hotéis para você escolher. Tente se hospedar na região de Vieux Lille, não muito próximo as estações de trem, onde a movimentação no fim do dia não é das melhores e pode estragar sua impressão da cidade. Veja algumas opções de hospedagem no booking, clicando aqui.

Nós passamos um mês em Lille e alugamos um apartamento pelo Airbnb, você pode conferir como foi nossa experiência aqui.

Como chegar

Lille possui um aeroporto internacional a apenas 10km do centro, o Aeroporto Internacional de Lille-Lesquin. Mas a melhor maneira de chegar na cidade é de trem, as duas estações Lille Flandres e Lille Europe são ótimas conexões para as principais cidades europeias.

Saindo de...

Paris: são 1h de viagem com o trem da TGV, ou 2h30 de ônibus. Confira horários e compre sua passagem de trem aqui

Bruxelas: de trem, são 35 minutos de viagem, pelas empresas TGV, Eurostar ou Thalys, e de ônibus são 1h30. Confira horários e compre sua passagem de trem aqui.

Londres: de trem, são 1h30 de viagem, pela Eurostar. Confira horários e compre sua passagem de trem aqui.

Para as viagens de ônibus, recomendo a empresa ID Bus, com algumas rotas que passam por Lille e normalmente com uma tarifa bem mais em conta. Dependendo do seu roteiro, vale a pena. Confira os horários e compre sua passagem aqui.

 

RESERVE SUA VIAGEM AQUI
Reserve seu hotel no BOOKING.COM pague em moeda local, sem depósito antecipado e com cancelamento gratuíto. Pelo HOTEIS.COM é possível pagar em Real e ainda parcelar, sem sofrer com a variação do cambio. Ou compare o preço das diárias em diversos sites através do TRIVAGO.
Prefere alugar uma casa, quarto ou apartamento? Cadastre-se no AIRBNB por aqui e ganhe um crédito para a sua primeira hospedagem. (válido apenas para novos cadastros)
Está procurando passagens aéreas baratas? Reserve aqui!
Quer visitar as principais atrações sem pegar fila? Compre seu ingresso antecipado e economize tempo.
Procurando avaliação dos principais hotéis, restaurantes e atrações? O Trip Advisor pode te ajudar.
E não deixe de conferir nossa LOJINHA. Com uma curadoria de guias, livros e acessórios para quem ama viajar.
Reserve através dos nossos links e nos ajude a manter o blog, sem pagar nada a mais por isso!
Tags:
39 s
m
h
RESERVE AQUI
ESCRITO POR
Nini Ferrari
Designer, blogueira, viajante e artista nas horas vagas… Sou apaixonada por fotografia, arte, mapas e lugares novos. Nos últimos anos descobri que ainda não pertenço a um lugar só e a única certeza que tenho é que nunca vou parar de viajar…
CONTINUE LENDO
DEIXE SEU RECADO

Escolha sua plataforma de comentários favorita

Loading Facebook Comments ...
Booking.com
Copyright © 2014 - 2016 - apathtosomewhere.com.br - Todos os direitos reservados | Designed and Created by Studio Lhama
n
Designed and Created by Studio Lhama