FECHAR
1
?
b
b
DESTINOS
?
BUSCA
m
ASSINE
n
p
FECHAR BUSCA
X
Receba nossos posts em seu e-mail.



?
Day Trip

Ímola: muito mais que um autódromo

3 de maio de 2014 | POR Nini Ferrari
Ímola - Itália
Follow my blog with Bloglovin

Imola foi uma das nossas grandes surpresas na Itália, não tínhamos muitas expectativas em relação a cidade, pois também não sabíamos muito além da existência do Autódromo Internacional Enzo e Dino Ferrari, conhecido pelo Grande Prêmio de San Marino, e muito famoso no Brasil pela tragédia ocorrida em 1994 com nosso grande ídolo Ayrton Senna, que sofreu um acidente na curva Tamburello e veio a falecer na mesma tarde no hospital de Bolonha, a 40km dali.

Também foi em Imola que o bisavô do Vinny nasceu, e quando programamos nossa vinda para a Itália, um dos objetivos era conhecer as cidades de nossas famílias, até porque nossa busca pela cidadania italiana também é uma forma de resgatar nossas origens, por isso, a cidade já estava no nosso roteiro.

Em 2014 completou 20 anos da morte de Senna, e achamos que seria uma boa aproveitar essa data e ir visitar Ímola no feriado de 1º de maio. Tivemos a oportunidade de participar de parte das homenagens dedicadas a ele junto a centenas de fãs do mundo todo, caminhamos pela pista do autódromo, entramos na tribuna que hoje recebe o seu nome, e fomos até o seu memorial erguido em 1997, e que nesse dia estava repleto de flores e homenagens. Bastante emocionante recordar os momentos de um ídolo que conquistou gerações, que conseguia cativar a todos nas manhãs de domingo… com certeza um dos maiores ídolos brasileiros.

rio em ímola itália
Autódromo Internacional Enzo e Dino Ferrari em Ímola na Itália
nini no Autódromo Internacional Enzo e Dino Ferrari em Ímola na Itália
Autódromo Internacional Enzo e Dino Ferrari em Ímola na Itália
Autódromo Internacional Enzo e Dino Ferrari em Ímola na Itália
nini no Autódromo Internacional Enzo e Dino Ferrari em Ímola na Itália

Para quem chega em Ímola de trem, vindo de Bolonha são apenas 25 minutos, é muito fácil ir até o autódromo, basta seguir sempre em frente na rua que sai da estação, é uma caminhada bem tranquila de uns 20 minutos, partes por uma rua residencial, muito arborizada e bonita, e partes pelo centro antigo.

Foi logo nesses primeiros quarteirões da cidade, que percebemos que Imola é muito mais do que imaginávamos, muito mais do que as corridas de Fórmula 1, é bonita, arborizada, bem conservada e até “moderna” para os padrões de cidades que conhecemos na Itália até agora.

Chegando ao autódromo, seguindo pela direita, tem uma entrada para um parque, com indicações para o Monumento do Ayrton Senna, como nós adoramos passear por áreas verdes, ficamos bastante surpresos com a tranquilidade e beleza desse parque ao lado de uma pista, dali mal dá para saber que depois da grade ao lado passam carros em altas velocidades nos dias de corrida. Adoramos ver como as áreas verdes são valorizadas e bem aproveitadas em meio as cidades europeias, e como as famílias aproveitam o tempo livre pelos gramados, com as crianças e cachorros correndo e se divertindo.

Nini em Ímola na Itália
Parque ao lado do Autódromo Internacional Enzo e Dino Ferrari em Ímola na Itália
Nini em Ímola na Itália
Autódromo Internacional Enzo e Dino Ferrari em Ímola na Itália
Autódromo Internacional Enzo e Dino Ferrari em Ímola na Itália
Autódromo Internacional Enzo e Dino Ferrari em Ímola na Itália

Saindo do autódromo, fomos passear pelas ruas do centro antigo de Imola… e que delícia passar um fim de tarde por ali… restaurantes com mesas para fora, turistas passeando de bicicleta, ruazinhas estreitas com seus tons alaranjados e uma das sorveterias mais charmosas e deliciosas que encontramos na Itália, a Emília. Sem contar o Duomo, e a Rocca Sforzesca, uma fortificação medieval bem no centro da cidade. Acho que essa foi a primeira vez que vimos um castelo medieval com o antigo fosso e tudo, e recheado de histórias que nunca chegaram até nós…

Quem acha que Imola é apenas o autódromo, nem imagina que Leonardo da Vinci participou em uma das reformas do forte, e fez um projeto para a planta da cidade. Hoje, o manuscrito se encontra em Windsor na Inglaterra. Além de Leonardo, também passaram por lá Nicolau Maquiavel e Napoleão Bonaparte, e durante a segunda guerra mundial, tropas tomaram a Rocca Sforzesca.

castelo em ímola itália
castelo em ímola itália
castelo em ímola itália
bicicleta em ímola itália

Ímola merece uma visita mesmo para quem não é apaixonado por corridas, se você estiver em Bolonha, não custa nada dar uma esticadinha até ali, é bem pertinho.

Confira mais dicas de outras cidades na região, clicando aqui!

RESERVE SUA VIAGEM AQUI
Reserve seu hotel no BOOKING.COM pague em moeda local, sem depósito antecipado e com cancelamento gratuíto. Pelo HOTEIS.COM é possível pagar em Real e ainda parcelar, sem sofrer com a variação do cambio. Ou compare o preço das diárias em diversos sites através do TRIVAGO.
Prefere alugar uma casa, quarto ou apartamento? Cadastre-se no AIRBNB por aqui e ganhe um crédito para a sua primeira hospedagem. (válido apenas para novos cadastros)
Está procurando passagens aéreas baratas? Reserve aqui!
Quer visitar as principais atrações sem pegar fila? Compre seu ingresso antecipado e economize tempo.
Procurando avaliação dos principais hotéis, restaurantes e atrações? O Trip Advisor pode te ajudar.
E não deixe de conferir nossa LOJINHA. Com uma curadoria de guias, livros e acessórios para quem ama viajar.
Reserve através dos nossos links e nos ajude a manter o blog, sem pagar nada a mais por isso!
Tags:
39 s
m
h
RESERVE AQUI
ESCRITO POR
Nini Ferrari
Designer, blogueira, viajante e artista nas horas vagas… Sou apaixonada por fotografia, arte, mapas e lugares novos. Nos últimos anos descobri que ainda não pertenço a um lugar só e a única certeza que tenho é que nunca vou parar de viajar…
CONTINUE LENDO
DEIXE SEU RECADO

Escolha sua plataforma de comentários favorita

Loading Facebook Comments ...
Booking.com
Copyright © 2014 - 2016 - apathtosomewhere.com.br - Todos os direitos reservados | Designed and Created by Studio Lhama
n
Designed and Created by Studio Lhama