FECHAR
1
?
b
b
DESTINOS
?
BUSCA
m
ASSINE
n
p
FECHAR BUSCA
X
Receba nossos posts em seu e-mail.



?
Day Trip

Ivrea no Piemonte, quando vale a pena visitar?

12 de novembro de 2015 | POR Nini Ferrari
Ivrea - Itália
Follow my blog with Bloglovin

Eu tenho a mania de sempre querer incluir o máximo de cidadezinhas pitorescas nos meus roteiros, principalmente nessa nossa fase nômade onde temos ficado pelo menos um mês em cada "cidade-base" e os finais de semana acabam sendo dedicados a viajar pela região. Eu também sou viciada no Pinterest, por ser tão recheado de fotos incríveis e de onde acaba vindo a maior parte das minhas “inspirações” para esses passeios de final de semana, e foi justamente assim que escolhi visitar Ivrea e Pavone Canavese, aqui pertinho de Torino, no último final de semana.

Saindo de Torino é muito fácil chegar em Ivrea de trem, eles partem das estações Porta Nuova e Porta Susa a cada hora e a viagem leva apenas 1h, sendo possível fazer esse passeio em apenas um dia, como foi o nosso caso. Chegando lá, ainda pegamos um ônibus até Pavone Canavese para conferir um castelo de uma dessas fotos do pinterest que nos levaram até a região e então voltamos próximo a hora do almoço para conhecer Ivrea, que é bem pequena, com apenas 25mil habitantes.

Ivrea, Piemonte, Itália

Tanto Ivrea quanto Pavone, estão localizadas numa região do Piemonte chamada Canavese, famosa pelas suas paisagens naturais belíssimas entre montanhas, vales e rios, por isso, um dos grandes atrativos da região são as áreas para práticas de esportes como canoagem, trekking, tirolesa... Essa foi justamente uma das primeiras coisas que nos chamou a atenção quando desembarcamos em Ivrea sem saber muito bem o que esperar. Logo no trem já percebemos algumas pessoas com roupas esportivas prontas para alguma aventura, e ao atravessar a ponte do Rio Dora Baltea, no caminho entre a estação de trem e o centro da cidade, vimos outras fazendo algo parecido com rafting ali no rio mesmo, e mais tarde ainda observamos duas pessoas praticando canoagem. Se formos considerar que estávamos no meio de uma cidade, o cenário não poderia ser melhor, um céu azul, o sol brilhando e as lindas árvores em tons de laranja e amarelo do outono nas margens do rio, deu até vontade de sair remando ali também.

ponte em Ivrea, Piemonte, Itália
Outono em Ivrea, Piemonte, Itália
Outono em Ivrea, Piemonte, Itália
Outono em Ivrea, Piemonte, Itália

Seguimos então nosso passeio pelas margens do rio até entrarmos numa rua que parecia a principal da cidade, a Via Palestro, bem movimentada no final da manhã de sábado. De lá fomos em busca do ponto mais famoso, o Castello di Ivrea, um castelo construído em 1357 que deveria ter quatro torres, porém uma delas explodiu em 1676 pois armazenava pólvora e nunca mais foi reerguida. Para falar a verdade, fiquei um pouco decepcionada com o castelo, o único lugar que encontramos para vê-lo, após enfrentar algumas ladeiras, foi numa espécie de estacionamento, e apesar das torres parecerem bem preservadas, não tivemos uma vista que impressionasse, sabe? Até tentamos encontrar outro caminho que nos levasse ao outro lado do castelo, mas nosso mapa não ajudou muito, e essa parte da cidade parece um verdadeiro labirinto. No fim, desistimos e fomos em busca de algum lugar para almoçar, o que também não foi uma tarefa tão fácil, a essa hora todas as lojas tinham fechado, as ruas já estavam vazias, e até as dicas de restaurante que procuramos na internet nos mandavam pra cidades vizinhas...

Castelo de Ivrea, Piemonte, Itália

No fim, voltei para Torino me perguntando até que ponto vale a pena visitar cada cidadezinha...

No caso de Ivrea, eu não recomendaria um bate-volta de Torino se você estiver só de passagem pelo Piemonte, pois Torino tem muito mais atrativos, restaurantes e vida... Com pouco tempo, não vale a pena desperdiçá-lo numa cidade pequena sem muito encanto.

Mas se você estiver de carro e gostar de esportes em meio a natureza, a região de Canavese pode ser uma boa escolha, principalmente durante o outono com as belas paisagens laranja e no inverno as montanhas devem ficar lindas com a neve. O escritório de turismo de Torino oferece uma série de dicas e panfletos de atividades que podem ser feitas nessa região, vale a pena passar por lá.

Agora a melhor época para visitar Ivrea, com certeza deve ser durante o carnaval. Nesse caso, não pela cidade em si, mas pelo evento conhecido como Batalha da Laranja, uma tradição que acontece todos os anos, durante o carnaval em que a população e seus visitantes, se vestem em trajes medievais e encenam uma verdadeira batalha com toneladas de laranjas, no mínimo um evento inusitado. Dizem que essa tradição remete a uma guerra que aconteceu em 1194 quando o povo lutou pela libertação da cidade das mãos do tirano Federico Barbarossa.

Então, se quiser conhecer Ivrea, tente aproveitar o carnaval e fazer parte dessa grande festa, as fotos do evento são incríveis, cheias de cor e parece ser bem divertido.

RESERVE SUA VIAGEM AQUI
Reserve seu hotel no BOOKING.COM pague em moeda local, sem depósito antecipado e com cancelamento gratuíto. Pelo HOTEIS.COM é possível pagar em Real e ainda parcelar, sem sofrer com a variação do cambio. Ou compare o preço das diárias em diversos sites através do TRIVAGO.
Prefere alugar uma casa, quarto ou apartamento? Cadastre-se no AIRBNB por aqui e ganhe um crédito para a sua primeira hospedagem. (válido apenas para novos cadastros)
Está procurando passagens aéreas baratas? Reserve aqui!
Quer visitar as principais atrações sem pegar fila? Compre seu ingresso antecipado e economize tempo.
Procurando avaliação dos principais hotéis, restaurantes e atrações? O Trip Advisor pode te ajudar.
E não deixe de conferir nossa LOJINHA. Com uma curadoria de guias, livros e acessórios para quem ama viajar.
Reserve através dos nossos links e nos ajude a manter o blog, sem pagar nada a mais por isso!
Tags:
39 s
m
h
RESERVE AQUI
ESCRITO POR
Nini Ferrari
Designer, blogueira, viajante e artista nas horas vagas… Sou apaixonada por fotografia, arte, mapas e lugares novos. Nos últimos anos descobri que ainda não pertenço a um lugar só e a única certeza que tenho é que nunca vou parar de viajar…
CONTINUE LENDO
DEIXE SEU RECADO

Escolha sua plataforma de comentários favorita

Loading Facebook Comments ...
Booking.com
Copyright © 2014 - 2016 - apathtosomewhere.com.br - Todos os direitos reservados | Designed and Created by Studio Lhama
n
Designed and Created by Studio Lhama