FECHAR
1
?
b
b
DESTINOS
?
BUSCA
m
ASSINE
n
p
FECHAR BUSCA
X
Receba nossos posts em seu e-mail.



?
No Caminho

Meu Primeiro Sabático

25 de julho de 2016 | POR Nini Ferrari
Brasil
Follow my blog with Bloglovin

A primeira vez que eu ouvi falar sobre Período Sabático foi em 2008 quando planejava minha primeira viagem com o Vinny e comprei o Guia Fuja Por Um Ano da Publifolha. Na época, eu queria apenas fazer uma viagem com o namorado, e ainda não tinha muita ideia do que procurava e encontrei nesse livro uma grande inspiração para algum momento futuro.

fuja-1

Naquele ano acabamos indo para Ushuaia na Patagônia Argentina, uma simples viagem em casal, mas o começo de uma nova vida. Eu ainda estava na faculdade, mas o Vinny havia decidido sair do emprego fixo numa grande empresa para trabalhar em casa como freelancer - leia mais sobre essa história aqui. E ir até o fim do mundo – como Ushuaia é conhecida - foi o início dessa nova fase para ele e o começo da nossa história como viajantes.

sabatico-1

Em Ushuaia, nossa primeira viagem juntos!

De lá para cá, fizemos diversas viagens e nunca tivemos muito problema com nossa vida em São Paulo, mas em 2013 resolvemos ir em busca das nossas cidadanias italianas lá na Itália e em 2014 moramos 3 meses na Toscana. Essa foi outra viagem marcante, que deu início a um novo período nas nossas vidas: passamos a viver como Nômades Digitais.

sabatico-2

Durante os três meses que moramos na Toscana, um lugar que temos certeza que voltaremos a morar um dia!

Desde outubro de 2013 não temos mais uma casa para chamar de nossa, mas nos sentimos em casa em diversas cidades por onde passamos, porém em nenhuma dessas viagens ou mudanças eu me senti em um período sabático. As coisas foram acontecendo meio sem ser planejadas, nos transformamos como pessoas, conhecemos outras formas de viver e nos desapegamos de muitos conceitos pré-definidos.

Mas, como viajar não resolve todos os problemas, eu que já lidava com a depressão há mais ou menos 10 anos, me vi em meio a uma nova crise em nosso período de 9 meses viajando pela Europa em 2015, e durante nossa visita já programada ao Brasil em janeiro, mergulhei de cabeça em um processo de autoconhecimento. Seis meses depois, me dei conta de que esse está sendo o meu primeiro sabático, na minha própria cidade natal, sem nem precisar “sair de casa”.

IMG_4202

Quando passei a acordar as 6h, e descobri que adoro ver o sol nascendo!

Muitos acham que para ter um sabático é preciso largar tudo, deixar uma vida inteira para trás e ir para algum destino exótico. Mas a essência do sabático está em você conseguir olhar para dentro e redescobrir coisas em si mesmo que já estavam esquecidas há muito tempo. É entender que é possível mudar aquilo que não nos agrada mais, é experimentar fazer algo diferente, é tentar algo novo que nunca fez antes, é se conhecer mais uma vez, nem que isso signifique passar um tempo sem fazer ou pensar em absolutamente nada – se você não faz isso desde quando era criança, viva o ócio criativo! \o/

Eu sempre fui apaixonada por viagens e não consigo me imaginar parando de viajar tão cedo, mas para eu conseguir olhar para dentro de mim mesma e reencontrar partes de mim que estavam esquecidas, precisei parar, respirar com mais calma e aceitar que por mais perfeita que a minha vida parecesse ser para quem vê de fora, aqui dentro as coisas não estavam tão bem assim e o problema não estava em nenhum dos lugares por onde passamos.

visaofuturo-1

Nascer do sol na frente do meu quarto na eco vila!

Então, parei um pouco de viajar e conheci um mundo completamente novo com o Ayurveda, passei a praticar yoga, a meditar e até a ter uma rotina, que eu não tinha há anos - e me livrei da depressão. Mas a coisa mais diferente e transformadora que fiz nesse período, foi passar uma semana inteirinha com mais 107 pessoas, dividindo o quarto, a mesa das refeições e as histórias de vida, sem internet, sem televisão e verdadeiramente conectada com outras pessoas.

Para mim, ficar sozinha nunca foi um problema, sempre gostei de ter o meu próprio espaço e sempre aproveitei muito bem o meu tempo comigo mesma, por isso, só me dei conta de que estava passando pelo meu primeiro sabático quando me vi rodeada de uma multidão de gente, isolada do “mundo real” em uma eco vila perto de São Paulo, deixando todas as máscaras e a zona de conforto bem longe dali e aprendendo uma nova maneira de ver a vida com pessoas do Brasil inteiro.

visaofuturo-2

Saudade dessa turma com todos os sotaques do Brasil!! =]

E essa é a parte mais legal do Período Sabático, não existe uma regra, não existe um roteiro. Enquanto muitos precisam de um tempo sozinhos e embarcam em caminhadas longas como o Caminho de Santiago na Espanha ou se isolam em retiros de silêncio no Nepal, para mim, o melhor caminho foi estar rodeada de pessoas que me ensinaram que não há nada de errado em ser você mesmo, afinal, o mais importante da vida é nos conhecermos para saber o que precisamos para ser feliz e então viver para isso, para ser feliz!

Eu já estou encontrando o meu caminho, e tenho certeza que ele me levará para lugares completamente novos nesse mundo enorme que não vejo a hora de voltar a explorar, afinal, conhecer o mundo é uma das coisas que me faz feliz!

E você, já parou para pensar no que você precisa para ser feliz?

RESERVE SUA VIAGEM AQUI
Reserve seu hotel no BOOKING.COM pague em moeda local, sem depósito antecipado e com cancelamento gratuíto. Pelo HOTEIS.COM é possível pagar em Real e ainda parcelar, sem sofrer com a variação do cambio. Ou compare o preço das diárias em diversos sites através do TRIVAGO.
Prefere alugar uma casa, quarto ou apartamento? Cadastre-se no AIRBNB por aqui e ganhe um crédito para a sua primeira hospedagem. (válido apenas para novos cadastros)
Está procurando passagens aéreas baratas? Reserve aqui!
Quer visitar as principais atrações sem pegar fila? Compre seu ingresso antecipado e economize tempo.
Procurando avaliação dos principais hotéis, restaurantes e atrações? O Trip Advisor pode te ajudar.
E não deixe de conferir nossa LOJINHA. Com uma curadoria de guias, livros e acessórios para quem ama viajar.
Reserve através dos nossos links e nos ajude a manter o blog, sem pagar nada a mais por isso!
39 s
m
h
RESERVE AQUI
ESCRITO POR
Nini Ferrari
Designer, blogueira, viajante e artista nas horas vagas… Sou apaixonada por fotografia, arte, mapas e lugares novos. Nos últimos anos descobri que ainda não pertenço a um lugar só e a única certeza que tenho é que nunca vou parar de viajar…
CONTINUE LENDO
DEIXE SEU RECADO

Escolha sua plataforma de comentários favorita

Loading Facebook Comments ...
Booking.com
Copyright © 2014 - 2016 - apathtosomewhere.com.br - Todos os direitos reservados | Designed and Created by Studio Lhama
n
Designed and Created by Studio Lhama