


Museu L‘Orangerie

O Museu L’Orangerie reúne as obras de arte mais lindas que eu já vi. É lá onde estão as pinturas mais impressionantes de Monet, a série Les Nymphéas, composta de painéis enormes, repletos de cor e emoção, de tirar o fôlego até mesmo de quem não gosta muito de arte.
Em meio a dois dos maiores museus do mundo, de um lado o Louvre e do outro o D’Orsay, o pequeno L’Orangerie não perde em nada em questão de beleza de suas obras, e para os amantes das artes, essa é uma visita obrigatória.
Localizado no Jardim das Tuileries, num antigo prédio de 1852 construído para ser uma estufa e abrigar as laranjas do palácio, e por isso o seu nome que em tradução livre seria Museu o Laranjal, foi apenas em 1921 que o prédio foi destinado ao setor de Belas Artes da cidade.

Claude Monet, que já era um pintor consagrado na época, decide presentear a França num momento de guerra, com uma série de painéis enormes retratando as belezas do seu jardim em Giverny. Além de escolher onde as obras deveriam ficar expostas, Monet participou ativamente da reforma e adaptação do prédio. Sua intenção era impressionar o expectador, e proporcionar momentos de calma em meio ao caos da cidade. E com certeza ele conseguiu!!! Nas duas salas brancas e ovais, rodeadas com seus painéis que chegam a ter 17 metros de comprimento, o sentimento de calma invade o ambiente, e é impossível não se impressionar. Confesso que foi difícil ter que sair dali, e acho que se eu pudesse teria um momento de contemplação dessas obras todos os dias.

O museu foi aberto ao público apenas em 1927, alguns meses após a morte do artista, que não pode ver suas obras mais impressionantes instaladas.
Além das Nymphéas de Monet, o piso inferior abriga um acervo impressionista e pós-impressionista de fazer inveja a grandes museus do mundo. As obras faziam parte da coleção particular de Paul Guillaume e inclui peças de Matisse, Modigliani, Picasso, Sisley, Renoir, Cezanne, entre outros importantes pintores da época.
Museu L'Orangerie
O que: museu impressionista e pós-impressionista, famoso pela série Les Nymphéas de Claude Monet
Onde: Jardin des Tuileries, próximo a Place de la Concorde – Metrô Concorde
Quando: das 9h as 18h, fechado as terças e feriados
Quanto: €9, entrada gratuita todo primeiro domingo do mês
Dica: reserve um tempo para apreciar as Les Nymphéas com bastante calma
Saiba mais: www.musee-orangerie.fr





