FECHAR
1
?
b
b
DESTINOS
?
BUSCA
m
ASSINE
n
p
FECHAR BUSCA
X
Receba nossos posts em seu e-mail.



?
Destino

Páscoa na Itália

21 de abril de 2014 | POR Nini Ferrari
Florença - Itália
Follow my blog with Bloglovin

A Itália é um dos países mais católicos do mundo, por isso, as comemorações religiosas tem uma grande importância na cultura do país. A Páscoa por exemplo, é um dos feriados mais importantes durante todo o ano, e cada região da Itália tem suas próprias tradições e comemorações, vindas de séculos e séculos de história.

Diferente do Brasil, a sexta-feira santa não é feriado e as pessoas não comem bacalhau, o bacalhau foi uma tradição portuguesa levada para o Brasil, costuma-se comer peixes e frutos do mar da região mediterrânea, e os mais religiosos fazem jejum durante todo o dia, em respeito a morte de Cristo. No domingo, cada cidade tem sua própria celebração, e as famílias costumam comer um delicioso cordeiro, numa referencia a crucificação, além dos ovos de chocolate e da colomba pascoal, que tem seu nome e formato simbolizando uma pomba.

No Brasil, a Páscoa acaba no domingo, e esse é o dia que se reúne a família; porém na Itália a Páscoa prossegue até a segunda feira, chamada de Pasquetta, esse dia sim é feriado, as famílias italianas se reúnem, vão a parques, pontos turísticos, fazem churrascos e piqueniques, esse dia também é o ápice das comemorações pela chegada da primavera.

Em Florença, no domingo, acontece uma curiosa comemoração, as 9h da manhã começa um desfile pelas ruas da cidade, com trajes medievais, música, bandeiras e cavalos, o cortejo segue até a Piazza del Duomo em clima de festa.

desfile de páscoa em florença toscana itália
desfile de páscoa em florença toscana itália
desfile de páscoa em florença toscana itália

As 10h um carrinho é puxado por quatro bois brancos enfeitados até a frente do Duomo, onde é celebrada uma missa para a multidão que aguarda o grande espetáculo: o Scoppio del Carro. Após a missa, uma fagulha sai de dentro do Duomo em direção ao carro, e um show de fogos acontece. Dizem que essa comemoração acontece desde o fim das Cruzadas em 1007 e segue praticamente inalterada até hoje, ela simboliza a chegada do primeiro cristão em Jerusalém, um fiorentino. Atualmente, esse também é um momento para os camponeses agradecerem a fertilidade do solo para uma boa colheita e o inicio da primavera. Tivemos a oportunidade de acompanhar essa linda festa e curiosamente durante a comemoração, vimos alguns camponeses jogando terra de um caminhão no chão, e acreditamos que tenha algo a ver com essa oferenda para uma boa safra.

Nesse dia, a cidade fica lotada de turistas, camponeses e famílias, que seguem o dia com um almoço e uma tarde de passeios nos parques e praças da cidade.  Se você estiver na Toscana nesse dia, vale a pena participar dessa grande festa, mas chegue bem cedo, perto das 10h a Piazza del Duomo já está lotada, e quem estiver muito longe não conseguirá ver nada do espetáculo.

páscoa em florença toscana itália
páscoa em florença toscana itália
páscoa em florença toscana itália
fumaça em florença toscana itália
RESERVE SUA VIAGEM AQUI
Reserve seu hotel no BOOKING.COM pague em moeda local, sem depósito antecipado e com cancelamento gratuíto. Pelo HOTEIS.COM é possível pagar em Real e ainda parcelar, sem sofrer com a variação do cambio. Ou compare o preço das diárias em diversos sites através do TRIVAGO.
Prefere alugar uma casa, quarto ou apartamento? Cadastre-se no AIRBNB por aqui e ganhe um crédito para a sua primeira hospedagem. (válido apenas para novos cadastros)
Está procurando passagens aéreas baratas? Reserve aqui!
Quer visitar as principais atrações sem pegar fila? Compre seu ingresso antecipado e economize tempo.
Procurando avaliação dos principais hotéis, restaurantes e atrações? O Trip Advisor pode te ajudar.
E não deixe de conferir nossa LOJINHA. Com uma curadoria de guias, livros e acessórios para quem ama viajar.
Reserve através dos nossos links e nos ajude a manter o blog, sem pagar nada a mais por isso!
39 s
m
h
RESERVE AQUI
ESCRITO POR
Nini Ferrari
Designer, blogueira, viajante e artista nas horas vagas… Sou apaixonada por fotografia, arte, mapas e lugares novos. Nos últimos anos descobri que ainda não pertenço a um lugar só e a única certeza que tenho é que nunca vou parar de viajar…
CONTINUE LENDO
DEIXE SEU RECADO

Escolha sua plataforma de comentários favorita

Loading Facebook Comments ...
Booking.com
Copyright © 2014 - 2016 - apathtosomewhere.com.br - Todos os direitos reservados | Designed and Created by Studio Lhama
n
Designed and Created by Studio Lhama