FECHAR
1
?
b
b
DESTINOS
?
BUSCA
m
ASSINE
n
p
FECHAR BUSCA
X
Receba nossos posts em seu e-mail.



?
Day Trip

Seguindo os Passos de Van Gogh

12 de junho de 2015 | POR Nini Ferrari
Auvers-sur-Oise - França
Follow my blog with Bloglovin

Nossa ida para Auvers-sur-Oise começou um pouco atrapalhada, saímos de casa um pouco mais tarde do que eu gostaria; quando chegamos na estação Gare du Nord demoramos um pouco para nos localizar e descobrir para onde tínhamos que ir, e somente após pedir informação algumas vezes, finalmente chegamos até o trem, que por algum motivo foi evacuado, e tivemos que esperar pelo próximo em outra plataforma, isso tudo sem entender francês.

Quase 2h após sair de casa, finalmente desembarcamos em Auvers-sur-Oise, e parecia que tínhamos voltado no tempo, uma cidadezinha tranquila, quase sem movimento, perfeitamente igual a descrição que Van Gogh fez ao seu irmão Theo, mais de um século atrás: “É o verdadeiro campo, característico e pitoresco”.

Como a grande maioria das pessoas que visita a cidade, também fomos em busca dos passos de Van Gogh, que passou seus últimos 2 meses de vida ali, e produziu ao menos 70 quadros nesse período.

auvers-sur-oise-5

Decidimos começar nosso trajeto pelo ponto mais afastado e fomos direto para a casa do Dr Gachet, médico psiquiatra que atendia diversos artistas, entre eles Van Gogh. Em seu jardim muitos quadros famosos foram pintados, inclusive duas versões de retrato do próprio Dr Gachet feito por Van Gogh em 1890, o segundo deles está no Museu D’Orsay em Paris.

auvers-sur-oise-3

Dali seguimos em direção a igreja da cidade, por uma ruazinha lateral ao Château de Auvers-sur-Oise, um pequeno palácio do século XVII que foi comprado pela cidade e hoje abriga um museu sobre o tempo dos impressionistas e diversos eventos durante o ano. Não visitamos o museu, mas seu jardim nos rendeu belas fotos.

O caminho até a igrejinha da pintura “A igreja de Auvers”, é bastante charmoso e agradável, difícil não parar a todo momento para fotografar detalhes e casas que parecem ter saído de um filme do século passado. Quando nos deparamos com a fachada da igreja, e o céu azul ao fundo, pude imaginar Van Gogh ali pintando com suas cores fortes. Dizem que ele pintou esse quadro em apenas 2h, e escreveu a Theo :

 

"Resultou também em um grande quadro da igreja da aldeia, no qual aparece o edifício violeta, em frente a um céu liso, azul profundo de puro colorido; os vitrais em cor são como manchas de ultramarino, o telhado é violeta e em parte laranja. No primeiro plano algo de verde viçoso e areia em tom rosa batida pelo sol. É quase como os estudos que fiz em Nuenen da velha torre e cemitério, só que a cor agora é mais expressiva e rica." - Vincente Van Gogh

auvers-sur-oise-7

Saindo da igreja, fomos até o cemitério ali perto, onde Van Gogh e Theo descansam lado a lado, e seguimos mais adiante em meio ao campo de Campo de Trigos com Corvos, a última obra de grande importância pintada por Van Gogh.

auvers-sur-oise-17

Voltando a rua principal, passamos pela prefeitura que foi retratada durante a festa de 14 de julho de 1890, por isso as bandeirinhas no quadro, e logo em frente o local onde ele morou e o restaurante onde fazia suas refeições, o Auberge Ravoux. Hoje pertence a fundação Van Gogh e é possível fazer uma visita guiada por €6, ver o quarto onde ele dormia, e assistir um breve vídeo com um pouco da sua história, fotos da época e obras pintadas ali. O local é bem simples, e já não existe a mobília, porém ao ouvir o relato da guia do local, pude me transportar a época e imaginar como era estar ali um século atrás.

auvers-sur-oise

Voltamos para Paris no fim do dia, cansados, mas felizes, com a sensação de que passear por Auvers é como entrar em algumas das telas mais importantes de Van Gogh, o artista que vendeu apenas um quadro em vida, mas que de alguma forma confiava na arte que fazia e tornou-se um dos pintores mais famosos do mundo.

"Diga-me, o que posso fazer se meus quadros não se vendem? [...] mas sabe no que muitas vezes penso? No que já lhe disse há algum tempo atrás... que mesmo que eu não tenha sucesso, ainda acredito que Deus fará com que aquilo no que tenho trabalhado seja levado adiante. Futuramente, talvez, o que fiz valerá mais do que o que pagamos pelas tintas que uso." -  Van Gogh a Theo, Arles (1890)

Saiba mais sobre Auvers-sur-Oise aqui, e confira nossa galeria de fotos da cidade, clicando aqui!

RESERVE SUA VIAGEM AQUI
Reserve seu hotel no BOOKING.COM pague em moeda local, sem depósito antecipado e com cancelamento gratuíto. Pelo HOTEIS.COM é possível pagar em Real e ainda parcelar, sem sofrer com a variação do cambio. Ou compare o preço das diárias em diversos sites através do TRIVAGO.
Prefere alugar uma casa, quarto ou apartamento? Cadastre-se no AIRBNB por aqui e ganhe um crédito para a sua primeira hospedagem. (válido apenas para novos cadastros)
Está procurando passagens aéreas baratas? Reserve aqui!
Quer visitar as principais atrações sem pegar fila? Compre seu ingresso antecipado e economize tempo.
Procurando avaliação dos principais hotéis, restaurantes e atrações? O Trip Advisor pode te ajudar.
E não deixe de conferir nossa LOJINHA. Com uma curadoria de guias, livros e acessórios para quem ama viajar.
Reserve através dos nossos links e nos ajude a manter o blog, sem pagar nada a mais por isso!
Tags:
39 s
m
h
RESERVE AQUI
ESCRITO POR
Nini Ferrari
Designer, blogueira, viajante e artista nas horas vagas… Sou apaixonada por fotografia, arte, mapas e lugares novos. Nos últimos anos descobri que ainda não pertenço a um lugar só e a única certeza que tenho é que nunca vou parar de viajar…
CONTINUE LENDO
DEIXE SEU RECADO

Escolha sua plataforma de comentários favorita

Loading Facebook Comments ...
Booking.com
Copyright © 2014 - 2016 - apathtosomewhere.com.br - Todos os direitos reservados | Designed and Created by Studio Lhama
n
Designed and Created by Studio Lhama