


Shakespeare and Company

A Shakespeare and Company é um dos meus lugares preferidos em Paris. E com certeza você passará ali perto em algum momento, já que ela fica praticamente ao lado da Notre Dame e grudada no Quartier Latin.
A livraria parece estar lá há séculos, já foi ponto de encontro de diversos escritores famosos como Hemingway e Fitzgerald, e também serviu de cenário para o filme Meia Noite em Paris de Woody Allen. E isso já valeria a visita.




A história da Shakespeare and Company teve início em 1919, quando a americana Sylvia Beach abriu uma biblioteca e livraria em Paris, que em pouco tempo se tornou um ponto de encontro literário e cultural moderno anglo-americano atraindo escritores como Hemingway e Fitzgerald. O local não era o mesmo da atual Shakespeare and Company, mas fez sucesso até 1940, quando teve que ser fechado devido a ocupação nazista durante a segunda guerra mundial. Com o fim da guerra, Sylvia decidiu não reabrir a loja.
Em 1951, um outro americano, George Whitman resolveu abrir uma nova loja de livros com a língua inglesa, a poucos passos do rio Sena com o nome Le Mistral, e assim como a Shakespeare and Company, em pouco tempo se tornou um ponto de encontro boêmio e intelectual. Em 1964, após a morte de Sylvia Beach, George resolveu trocar o nome de sua livraria para Shakespeare and Company em homenagem a amiga Sylvia.
Nessa época, eles também ofereciam espaços para hospedagem, e entre os anos de 1978 e 1981 um grupo de americanos e canadenses comandaram um jornal para novos escritores no segundo andar da livraria e a fama do local nunca parou de crescer.
George Whitman faleceu aos 98 anos de idade em 2011, e desde então a livraria está aos cuidados de sua filha, que continua comandando o negócio aos mesmos moldes do seu pai, incentivando novos escritores e permitindo que eles morem e trabalhem ali.




Não fique tímido e explore a loja toda, inclusive o segundo andar, onde está a parte mais incrível, três pequenas salas repletas de livros, onde você poderá se deparar com alguém na máquina de escrever ou tocando piano. Esse andar também serve como uma espécie de biblioteca, os livros dali não estão a venda, e são para os frequentadores ficarem a vontade e curtirem uma leitura, como se estivessem em outro século.
Além disso, a livraria não se resume a livros modernos, ao lado, numa outra porta, encontram-se diversos títulos raros e até primeiras edições, um prato cheio para os amantes de literatura. Se você der sorte, pode até se deparar com algum evento literário acontecendo na frente da lojinha, como aconteceu com a gente em uma das nossas visitas.

Shakespeare and Company
O que: livraria cool e histórica nas margens do rio Sena
Quando: todos os dias, das 10h as 23h
Onde: 37 Rue de la Bûcherie, pertinho da Notre Dame
Dica: o local tem um clima ainda mais mágico ao anoitecer, com as luzinhas da entrada acesas, e não deixe de subir ao segundo andar
Saiba mais: shakespeareandcompany.com





