FECHAR
1
?
b
b
DESTINOS
?
BUSCA
m
ASSINE
n
p
FECHAR BUSCA
X
Receba nossos posts em seu e-mail.



?
Cidadania Italiana

Um pouco sobre a cidadania…

19 de Março de 2014 | POR Nini Ferrari
Florença - Itália
Follow my blog with Bloglovin
nini em Florença toscana itália

Como contei no primeiro post do blog, nós viemos para a Itália para o reconhecimento da nossa cidadania italiana, desembarcamos em Veneza e aproveitamos os primeiros dias para passear antes de seguirmos para Florença, onde estamos morando por enquanto. Como era carnaval, fomos para Viareggio, aqui na Toscana mesmo, para conhecer o desfile da cidade, que também é bem famoso por aqui, e então na segunda feira do carnaval no Brasil, nós demos os primeiros passos para o pedido de residência na Itália, para então podermos fazer o pedido da cidadania.

Quem conhece o processo de reconhecimento da cidadania italiana aqui na Itália, sabe como esse primeiro mês é o mais importante, e o mais aguardado também. Nós contratamos um serviço de assessoria, antes mesmo de sair do Brasil, e que tem sido fundamental desde a nossa chegada. Como nosso voo foi pela Ibéria, e fizemos a imigração em Madrid, o primeiro passo foi fazer nossa declaração de presença na questura em Florença. Essa declaração é super importante, e deve ser feita em no máximo 8 dias após a chegada – para quem não vem com voo direto – sem a declaração não é possível fazer o pedido de residência, e sem a residência não é possível dar entrada no reconhecimento da cidadania italiana.

Quem vier para a Itália com o mesmo objetivo que nós, muitas vezes é melhor pagar um pouco a mais na passagem com voo direto, e pular essa etapa de declaração de presença, pois é um dia e uma fila a mais no processo. No nosso caso, foi até um pouquinho mais chato, pois chegamos no final do inverno, e no dia que fomos fazer a declaração estava bem frio, e chovendo, saímos de casa as 6h da manhã e já tinha fila para pegar as senhas pro atendimento que começaria só as 8h.

Feita a declaração de presença, o segundo passo foi o Codice Fiscale, que é tipo um “CPF” italiano, que também é necessário para o pedido de residência. E finalmente, no terceiro dia, demos entrada no pedido de residência. Esses dois últimos passos fizemos diretamente no prédio do comune, que é “tipo uma prefeitura”, e claro, sempre acompanhados do nosso assessor, pois sem falar italiano seria impossível nos comunicarmos em todos esses órgãos públicos.

Com o pedido de residência feita, é preciso esperar a visita do “vigile” para confirmar que você realmente mora ali. Esse costuma ser o período de maior ansiedade, e as pessoas até comemoram depois que ele passa, pois pode levar até 45 dias, e é necessário ficar em casa durante a semana toda, para não correr o risco dele passar e você não estar e atrasar ainda mais o processo todo. No nosso caso, levou apenas 8 dias, e nem deu tempo de ler todos os livros que eu trouxe para esse momento de espera.

Com todos os passos dados, o pedido de reconhecimento de cidadania protocolado e todos os documentos entregues no comune, agora é só esperar a resposta de “non renuncia” do consulado. Enquanto isso, vamos aproveitar para passear bastante pelas cidadezinhas lindas da toscana, e tentar aprender italiano, que parece fácil, mas não é!

RESERVE SUA VIAGEM AQUI
Reserve seu hotel no BOOKING.COM pague em moeda local, sem depósito antecipado e com cancelamento gratuíto. Pelo HOTEIS.COM é possível pagar em Real e ainda parcelar, sem sofrer com a variação do cambio. Ou compare o preço das diárias em diversos sites através do TRIVAGO.
Prefere alugar uma casa, quarto ou apartamento? Cadastre-se no AIRBNB por aqui e ganhe um crédito para a sua primeira hospedagem. (válido apenas para novos cadastros)
Está procurando passagens aéreas baratas? Reserve aqui!
Quer visitar as principais atrações sem pegar fila? Compre seu ingresso antecipado e economize tempo.
Procurando avaliação dos principais hotéis, restaurantes e atrações? O Trip Advisor pode te ajudar.
E não deixe de conferir nossa LOJINHA. Com uma curadoria de guias, livros e acessórios para quem ama viajar.
Reserve através dos nossos links e nos ajude a manter o blog, sem pagar nada a mais por isso!
Tags:
39 s
m
h
RESERVE AQUI
ESCRITO POR
Nini Ferrari
Designer, blogueira, viajante e artista nas horas vagas… Sou apaixonada por fotografia, arte, mapas e lugares novos. Nos últimos anos descobri que ainda não pertenço a um lugar só e a única certeza que tenho é que nunca vou parar de viajar…
CONTINUE LENDO
DEIXE SEU RECADO

Escolha sua plataforma de comentários favorita

Loading Facebook Comments ...
Booking.com
Copyright © 2014 - 2016 - apathtosomewhere.com.br - Todos os direitos reservados | Designed and Created by Studio Lhama
n
Designed and Created by Studio Lhama