FECHAR
1
?
b
b
DESTINOS
?
BUSCA
m
ASSINE
n
p
FECHAR BUSCA
X
Receba nossos posts em seu e-mail.



?
Day Trip

Uma tarde em Pisa

20 de março de 2014 | POR Nini Ferrari
Pisa - Itália
Follow my blog with Bloglovin

No nosso segundo fim de semana na Toscana, decidimos fazer uma visita rápida até a cidade de Pisa, que fica a menos de 1h de Florença. Como havíamos ido para alguns pubs em Florença na noite anterior, acordamos um pouco tarde mas sabíamos que o passeio até Pisa era bem tranquilo, e fomos passar uma linda tarde de sol na cidade da torre pendente, como dizem os italianos.

Pegamos o trem regional da TrenItalia até a estação Pisa Centrale, e dali preferimos caminhar até o ponto famoso da cidade, a Piazza dei Miracoli, onde está a famosa Torre. São cerca de 20 minutos andando, mas por um caminho bastante agradável,  porém por ser domingo estava tudo fechado e a cidade deserta. Também existem ônibus que saem da estação central e te deixam bem pertinho da Torre, ou você pode parar na estação Pisa San Rossore que é bem pequenininha e apenas 5 minutos de caminhada.

pisa toscana itália

Essa foi a minha terceira visita a Pisa, a primeira vez foi no ano 2000 e a Torre passava por uma restauração e estabilização para se manter de pé por mais alguns bons anos, ela ficou fechada para visitação por quase 20 anos, mas foi reaberta em 2001. Na minha segunda visita, em 2011, fui em pleno verão europeu, e a Piazza dei Miracoli estava lotada de turistas, sem chances de subir ao topo da Torre. Dessa vez, o movimento de turistas era bem menor, e conseguimos comprar o ingresso para dali a 1h30, tendo que deixar bolsas e mochilas no guarda volumes e se apresentar 30 minutos antes na entrada da Torre. São permitidos apenas 30 turistas a cada 20 minutos, e todos devem subir os quase 300 degraus inclinados e escorregadios juntos. Atualmente o ingresso custa €18, e dá direito a visitar a Catedral também. Se você for no verão não esqueça de comprar com antecedência.

torre de pisa toscana itália
pisa toscana itália
detalhe torre de pisa toscana itália
nini em pisa toscana itália

Antes de encararmos os 300 degraus, com o grupo todo reunido, nos contaram um pouco da história da Torre e sua construção, que teve inicio em 1173 e levou quase 200 anos para ser concluída, numa época em que a cidade de Pisa passava por diversas batalhas com suas vizinhas Lucca, Genova e Florença.  Foi logo no inicio da construção, quando estavam apenas no terceiro andar, que ela começou a se inclinar e as obras ficaram paralisadas por quase um século.  Quando retomada, como medida para tentar compensar a inclinação, os andares seguintes foram construídos com um lado maior que o outro, formando uma construção levemente curvada, e bem perceptível quando observamos de fora.

A beleza da Piazza dei Miracoli com todas as suas suntuosas e tortas – sim, os outros monumentos também são um pouco inclinados – construções já vale a visita, mas para mim, subir na Torre foi sem dúvida a cereja do bolo. Eu adoro poder observar as cidades de cima, e o movimento todo ali embaixo, e na Torre de Pisa ainda tem o gostinho de ser um dos “cartões postais” mais visitados da Itália, extremamente antigo e torto, que te faz sentir a inclinação degrau a degrau.

vista do alto da torre de pisa toscana itália
vista do alto da torre de pisa toscana itália
vista do alto da torre de pisa toscana itália
pisa toscana itália
nini no interior da torre de pisa em pisa toscana itália
sino no alto da torre de pisa em pisa toscana itália

Nas minhas três visitas a cidade, almocei no mesmo restaurante o Antonietta, dali é possível ter uma bonita vista da Torre, e por isso é tão procurado. Mas não espere um bom atendimento, ou a melhor refeição da sua vida. Como o movimento de turistas sempre é grande, é comum eles ficarem impacientes com qualquer demora para escolher o prato ou finalizar a refeição, o garçom quase retirou o meu prato quando eu ainda estava na metade da pizza. E na hora de conferir a conta, também preste bastante atenção, eles nos cobraram por pizzas mais caras do que as que pedimos, e uma taxa de serviço muito maior do que a praticada nos outros lugares da Itália, só vale pela bonita vista.

Como Pisa é uma cidade bem rápida para ser visitada, é muito comum fazer esse passeio no mesmo dia em que for para Lucca, por isso, uma boa dica é deixar para almoçar em Lucca, onde o movimento de turistas é um pouco menor e existe uma boa quantidade de bons restaurantes.

Após o almoço, também visitamos a Catedral, que além de suntuosa por fora, também é muito bonita por dentro. Porém, uma das coisas que mais me chamou a atenção em todo o complexo da Piazza dei Miracoli, foi uma linda cúpula, quase escondida, que destoa de toda a arquitetura em volta e faz parte do Camposanto, a textura perfeita de seu adorno, contrastando com o incrível azul do céu é de uma beleza única.

cúpula em pisa toscana itália

Não existe muito o que fazer no resto da cidade de Pisa, mas para quem vem a Toscana, uma visitinha numa manhã a caminho de algum outro destino, como a charmosa Lucca que fica ali do lado, vale muito a pena, pelo menos enquanto a Torre estiver “quase” de pé!

 

Confira o álbum com mais fotos do nosso passeio em Pisa!

RESERVE SUA VIAGEM AQUI
Reserve seu hotel no BOOKING.COM pague em moeda local, sem depósito antecipado e com cancelamento gratuíto. Pelo HOTEIS.COM é possível pagar em Real e ainda parcelar, sem sofrer com a variação do cambio. Ou compare o preço das diárias em diversos sites através do TRIVAGO.
Prefere alugar uma casa, quarto ou apartamento? Cadastre-se no AIRBNB por aqui e ganhe um crédito para a sua primeira hospedagem. (válido apenas para novos cadastros)
Está procurando passagens aéreas baratas? Reserve aqui!
Quer visitar as principais atrações sem pegar fila? Compre seu ingresso antecipado e economize tempo.
Procurando avaliação dos principais hotéis, restaurantes e atrações? O Trip Advisor pode te ajudar.
E não deixe de conferir nossa LOJINHA. Com uma curadoria de guias, livros e acessórios para quem ama viajar.
Reserve através dos nossos links e nos ajude a manter o blog, sem pagar nada a mais por isso!
Tags:
39 s
m
h
RESERVE AQUI
ESCRITO POR
Nini Ferrari
Designer, blogueira, viajante e artista nas horas vagas… Sou apaixonada por fotografia, arte, mapas e lugares novos. Nos últimos anos descobri que ainda não pertenço a um lugar só e a única certeza que tenho é que nunca vou parar de viajar…
CONTINUE LENDO
DEIXE SEU RECADO

Escolha sua plataforma de comentários favorita

Loading Facebook Comments ...
Booking.com
Copyright © 2014 - 2016 - apathtosomewhere.com.br - Todos os direitos reservados | Designed and Created by Studio Lhama
n
Designed and Created by Studio Lhama