FECHAR
1
?
b
b
DESTINOS
?
BUSCA
m
ASSINE
n
p
FECHAR BUSCA
X
Receba nossos posts em seu e-mail.



?
Cidadania Italiana

Usando o passaporte italiano pela primeira vez

25 de setembro de 2014 | POR Nini Ferrari
Nova York - Estados Unidos
Follow my blog with Bloglovin

Já ouvi falar de muitas pessoas que passam a ter o tal “passaporte europeu” e muitas vezes não se dão nem ao trabalho de se informarem sobre suas responsabilidades, obrigações, direitos e costumes de ter uma nova nacionalidade e muitas vezes acabam até fazendo confusão na hora de viajar. Além disso, cada país tem acordos diferentes para cada nacionalidade, e pode ser que um país que não exija visto para o brasileiro, pode exigir para um europeu e vice versa, por isso é fundamental pesquisar e se informar sobre as vantagens e os procedimentos necessários para o visto de cada um dos “passaportes”.

No nosso caso, a primeira vez que saímos do Brasil após termos feito nossos passaportes italianos foi para vir para os Estados Unidos. Diferente do Brasil, os italianos não precisam passar por todo aquele processo chato de entrevista para ter o visto americano, porém é necessário solicitar uma autorização chamada ESTA - Electronic System for Travel Authorization e pagar uma taxa de $14, tudo online, claro que também pode ser negado, mas são casos bem raros, e aí é necessário fazer um pedido de visto.

Com o visto concedido aos brasileiros, você pode ficar até 6 meses legalmente, a turismo em território americano. Já com a autorização ESTA para os europeus, o tempo de permanência máxima é de apenas 3 meses, e não é possível pedir extensão ou algum outro tipo de visto estando em território americano. Como nós iremos passar 3 meses e 7 dias, optamos por usar nosso passaporte brasileiro, que já temos o visto desde 2013, mas ainda assim, pedi a autorização para o passaporte italiano também, caso algo desse errado.

Nossa vinda foi uma completa loucura. Nosso vôo foi pela Air Canadá, com escala em Toronto, e no caso do Canadá, é exigido visto de transito para os brasileiros com escala no país, já para turistas europeus, não é necessário nenhum tipo de visto para permanência de até 6 meses. Como compramos nossas passagens muito em cima da data da viagem, não daria tempo de tirar o visto canadense para nosso passaporte brasileiro, então adotamos a seguinte tática: entramos no Canadá com o passaporte europeu, e nos Estados Unidos com o passaporte brasileiro. Falando parece simples, mas na prática não foi bem assim.

Na hora do check in no Brasil, não foi possível despachar nossas malas diretamente para Nova York com as informações do passaporte brasileiro, já que iriamos usar o passaporte italiano no Canadá. A solução foi despachar até Toronto e lá pegar as malas e fazer o check in novamente.

Chegando em Toronto, o tempo era curto e o aeroporto bastante movimentado, apresentamos o passaporte italiano e passamos por toda aquela entrevista sobre onde iríamos, o que iríamos fazer, tempo de permanência e tudo mais... o que já foi me deixando aflita. Passando a imigração, como não estávamos fazendo o “caminho normal” para vôos em escala, tivemos que pegar nossas malas e rodar pelo aeroporto até descobrir onde despachá-las novamente.

Quando encontramos onde fazer o check in, os nomes das nossas reservas estavam diferentes dos nomes dos passaportes. Na reserva constava apenas o primeiro e último nome de cada um, enquanto no passaporte também constam os nomes do meio, e a atendente nos mandou procurar sua superior, que por sua vez nos mandou para a atendente, e foi um vai e vem até alguém aceitar emitir nossos cartões de embarque e despachar nossas malas.

Com as malas despachadas e os cartões de embarque em mãos, foi a hora de passar para a área de embarque para os Estados Unidos, e diferente do que eu imaginava, passamos pela imigração americana ali mesmo. Apresentamos o passaporte brasileiro, mas fomos questionados sobre o por que de não usar o passaporte europeu que também estava em nossas mãos, e o por que de tanto tempo de permanência, e como iríamos nos manter, e sobre nossos trabalhos no Brasil e inúmeras outras perguntas, sempre respondidas com toda a verdade, por mais maluca que pudesse parecer... no fim, depois de muita conversa, nem acreditamos quando ela carimbou nossos passaportes e nos deixou entrar, com a observação de que poderíamos permanecer apenas 3 meses e 15 dias, e não os 6 meses normais para turistas brasileiros.

Como as entrevistas da imigração foram feitas no Canadá - e 2 vezes, uma por canadenses e outra por americanos – desembarcamos em Nova York na área de vôos domésticos, e nossa chegada prosseguiu tranquilamente... Só não pretendo repetir a dose novamente!

RESERVE SUA VIAGEM AQUI
Reserve seu hotel no BOOKING.COM pague em moeda local, sem depósito antecipado e com cancelamento gratuíto. Pelo HOTEIS.COM é possível pagar em Real e ainda parcelar, sem sofrer com a variação do cambio. Ou compare o preço das diárias em diversos sites através do TRIVAGO.
Prefere alugar uma casa, quarto ou apartamento? Cadastre-se no AIRBNB por aqui e ganhe um crédito para a sua primeira hospedagem. (válido apenas para novos cadastros)
Está procurando passagens aéreas baratas? Reserve aqui!
Quer visitar as principais atrações sem pegar fila? Compre seu ingresso antecipado e economize tempo.
Procurando avaliação dos principais hotéis, restaurantes e atrações? O Trip Advisor pode te ajudar.
E não deixe de conferir nossa LOJINHA. Com uma curadoria de guias, livros e acessórios para quem ama viajar.
Reserve através dos nossos links e nos ajude a manter o blog, sem pagar nada a mais por isso!
Tags:
39 s
m
h
RESERVE AQUI
ESCRITO POR
Nini Ferrari
Designer, blogueira, viajante e artista nas horas vagas… Sou apaixonada por fotografia, arte, mapas e lugares novos. Nos últimos anos descobri que ainda não pertenço a um lugar só e a única certeza que tenho é que nunca vou parar de viajar…
CONTINUE LENDO
DEIXE SEU RECADO

Escolha sua plataforma de comentários favorita

Loading Facebook Comments ...
Booking.com
Copyright © 2014 - 2016 - apathtosomewhere.com.br - Todos os direitos reservados | Designed and Created by Studio Lhama
n
Designed and Created by Studio Lhama