FECHAR
1
?
b
b
DESTINOS
?
BUSCA
m
ASSINE
n
p
FECHAR BUSCA
X
Receba nossos posts em seu e-mail.



?
Planejamento

Vacinas Pré Viagem no Ambulatório dos Viajantes

8 de setembro de 2016 | POR Nini Ferrari
São Paulo - Brasil
Follow my blog with Bloglovin

Apesar de sabermos que nosso próximo destino será o Sudeste Asiático há bastante tempo, só compramos as passagens há menos de 1 mês, e aí resolvemos pesquisar os detalhes práticos dessa nova aventura.

Foi então que descobrimos a existência do Ambulatório dos Viajantes no Hospital das Clínicas em São Paulo, um serviço gratuito e aberto a todos os viajantes, que oferece aconselhamentos pré e pós viagem e consultoria com um médico que te recomendará os principais cuidados e vacinas a serem tomadas de acordo com o seu destino.

vacinas - a path to somewhere-1

O serviço não é muito conhecido e é preciso agendar o dia e horário com uma certa antecedência, principalmente se você não está com as vacinas em dia. No nosso caso, tivemos que esperar mais ou menos 15 dias para o nosso atendimento, um tempo relativamente curto para viajantes que se planejam, o que não foi o nosso caso, não é? hehehe...

Nosso atendimento foi na última sexta-feira e achamos bem interessante, por isso resolvemos contar para vocês.

Ambulatório dos Viajantes do Hospital das Clínicas em São Paulo
vacinas - a path to somewhere-2

Após o agendamento, chegando lá, é preciso preencher uma ficha de inscrição e outra com todos os seus dados e os locais e datas da viagem. É bom chegar um pouquinho antes do seu horário para isso, principalmente pelo fato desse cadastro ser feito junto com todas as pessoas que estão ali no hospital para tomar vacinas em geral, ou seja, pode ter alguma fila.

Depois fomos encaminhados, junto de uma família - um casal e três filhos - que planeja uma volta ao mundo em um motorhome, para uma salinha e três médicos nos deram uma série de conselhos relacionados as doenças e acidentes que poderiam acontecer nos destinos que iremos e a melhor forma de evitar ou tratar.

O bate-papo foi totalmente voltado para os destinos que havíamos escrito na ficha inicial e ao estilo de viagem de cada um. Também tivemos oportunidade para tirar todas as dúvidas.

Na segunda etapa o atendimento é individual, a médica conversou com nós dois em uma outra sala, e pediu para conferir nossa carteira de vacinação. Como nós não havíamos mais tomado vacinas desde a infância, nós não levamos nada e tivemos que pedir para nossas mães enviar uma foto das nossas carteirinhas, ou seja, não deixe a sua em casa!

vacinas - a path to somewhere-5

minha carteirinha de vacinação da infância!

No nosso caso, tivemos que atualizar diversas vacinas e algumas nunca tínhamos tomado na vida. No total ela recomendou 8 vacinas e nos deu uma receita com instruções no caso de alguma diarreia grave e a indicação de um bom repelente. Muito importante no Sudeste Asiático, já que boa parte das doenças da região são transmitidas por mosquitos e normalmente começam com uma forte diarreia.

Na terceira etapa fomos encaminhados para tomar as vacinas disponíveis gratuitamente ali no ambulatório, no nosso caso foram 4: Dupla Adulto (Tétano e Difteria), Hepatite B, Gripe e Sarampo, Caxumba e Rubéola

Anote

Hospital das Clínicas

Agendamento: (11) 2661-6392

Atendimento: de segunda a sexta das 8h as 16h

Endereço: Av. Dr. Enéas de Carvalho Aguiar, 155 - Prédio dos Ambulatórios do HCFMUSP, 4° andar, bloco 8

Mais informações: www.fm.usp.br

Medicina do Viajante do Hospital Emílio Ribas em São Paulo

A vacina da Raiva, que é altamente recomendada para o Sudeste Asiático, estava em falta no Hospital das Clínicas, e nos disseram para ir até o Hospital Emílio Ribas, que também oferece esse tipo de aconselhamento aos viajantes e fica bem pertinho do HC, nós fomos a pé mesmo.

Pelo que vimos, o serviço é bem parecido com o atendimento do Hospital das Clinicas, e também é necessário agendamento prévio.

As vacinas são aplicadas no Centro de Referência para Imunobiológicos Especiais – CRIE, onde conseguimos tomar a vacina contra a raiva, sem precisar passar por um médico novamente e fomos muito bem atendidos.

Perguntamos também sobre as vacinas que foram recomendadas no Hospital das Clínicas para serem tomadas na rede particular e nos informaram que a Hepatite A, é dada na rede pública para alguns grupos de risco apenas, e que muitas vezes acaba sobrando e até vencendo. A pessoa que nos atendeu foi tão atenciosa que acabou conseguindo que fosse liberado para nós! Uma economia para a viagem, pois cada vacina custa em média R$150,00!

Anote

Hospital Emílio Ribas

Agendamento: agendamento@emilioribas.sp.gov.br

Atendimento: de terça a quinta das 8h as 17h e sexta das 8h as 11h

Endereço: Av. Dr. Arnaldo, 165 - São Paulo

Mais informações: www.emilioribas.sp.gov.br

vacinas - a path to somewhere-3

nossas novas carteirinhas de vacinação!

Apesar de não termos esperado muito tempo em filas, todo esse processo de aconselhamento, atendimento e aplicação de vacinas, somado ao fato de irmos aos dois hospitais levou aproximadamente 5h, então, se você pretende passar pelo Ambulatório do Viajante, reserve um bom tempo para sair de lá com tudo em dia. E não tenha pressa! =]

- Vacinas oferecidas gratuitamente que tomamos: Dupla Adulto, Hepatite B, Gripe, Antirrábica e Sarampo, Caxumba e Rubéola

- Outras vacinas recomendadas - não disponíveis na rede pública: Febre Tifóide, Hepatite A (conseguimos gratuitamente no Hospital Emílio Ribas)  e Meningo ACYW135

FEBRE AMARELA

A única vacina OBRIGATÓRIA para entrar na maior parte dos países do Sudeste Asiático é a da Febre Amarela, todas as outras são apenas por precaução. Aliás, a vacina contra Febre Amarela é obrigatória em muitos países do mundo, principalmente na África, Ásia e Oceania, então se você costuma viajar com frequência e deseja ir para esses continentes, é bom já garantir e deixar o certificado junto do passaporte.

Nós havíamos nos vacinado contra a Febre Amarela há menos de 10 anos quando fomos para Machu Picchu, por isso não precisamos repetir a dose.

Além disso, pelo que nos informaram no Hospital das Clínicas, quem já tomou 2 doses da vacina contra Febre Amarela, não precisa mais tomar ao longo da vida, já está imunizado!

Ah, pelo que li recentemente, o Peru não exige a vacina! (talvez algo tenha mudado nos últimos anos, nós fomos em 2010)

vacinas - a path to somewhere-4

Onde tomar a vacina contra Febre Amarela e como emitir o certificado internacional?

Muitos hospitais públicos aplicam a vacina da Febre Amarela gratuitamente, sem a necessidade de agendamento prévio. Mas depois é preciso emitir o certificado internacional em algum posto credenciado da Anvisa. Você encontra uma lista com todos os endereços no site e muitos deles oferecem o aconselhamento ao viajante, aplicam a vacina e já emitem o certificado internacional, porém, para a emissão do certificado internacional é necessário fazer um cadastro prévio no site da Anvisa.

Em São Paulo, tanto o Hospital das Clínicas quanto o Hospital Emílio Ribas, emitem o Certificado Internacional de Vacinação, e são ótimas opções, fomos muito bem atendidos e não precisamos esperar muito tempo pelo atendimento.

O Viaje na Viagem fala sobre isso, detalhadamente nesse post aqui!  Vale a pena ler!

Programe-se

Se você deseja passar por esse tipo de atendimento, programe-se e vá com bastante antecedência em relação a data da viagem.

A vacina contra Febre Amarela precisa ser tomada no mínimo 10 dias antes de embarcar para ter validade internacional e você estar protegido.

A vacina Anti-Rábica precisa de mais dois reforços, o primeiro após 7 dias da primeira aplicação e o segundo após 21 dias, ou seja, você precisa iniciar a vacinação no mínimo com 1 mês de antecedência antes da viagem.

A vacina contra Hepatite A é dada em duas doses, sendo que a segunda é aplicada 6 meses após a primeira.

RESERVE SUA VIAGEM AQUI
Reserve seu hotel no BOOKING.COM pague em moeda local, sem depósito antecipado e com cancelamento gratuíto. Pelo HOTEIS.COM é possível pagar em Real e ainda parcelar, sem sofrer com a variação do cambio. Ou compare o preço das diárias em diversos sites através do TRIVAGO.
Prefere alugar uma casa, quarto ou apartamento? Cadastre-se no AIRBNB por aqui e ganhe um crédito para a sua primeira hospedagem. (válido apenas para novos cadastros)
Está procurando passagens aéreas baratas? Reserve aqui!
Quer visitar as principais atrações sem pegar fila? Compre seu ingresso antecipado e economize tempo.
Procurando avaliação dos principais hotéis, restaurantes e atrações? O Trip Advisor pode te ajudar.
E não deixe de conferir nossa LOJINHA. Com uma curadoria de guias, livros e acessórios para quem ama viajar.
Reserve através dos nossos links e nos ajude a manter o blog, sem pagar nada a mais por isso!
39 s
m
h
RESERVE AQUI
ESCRITO POR
Nini Ferrari
Designer, blogueira, viajante e artista nas horas vagas… Sou apaixonada por fotografia, arte, mapas e lugares novos. Nos últimos anos descobri que ainda não pertenço a um lugar só e a única certeza que tenho é que nunca vou parar de viajar…
CONTINUE LENDO
DEIXE SEU RECADO

Escolha sua plataforma de comentários favorita

Loading Facebook Comments ...
Booking.com
Copyright © 2014 - 2016 - apathtosomewhere.com.br - Todos os direitos reservados | Designed and Created by Studio Lhama
n
Designed and Created by Studio Lhama