FECHAR
1
?
b
b
DESTINOS
?
BUSCA
m
ASSINE
n
p
FECHAR BUSCA
X
Receba nossos posts em seu e-mail.



?
Destino

Valle d’Aosta: entre montanhas e castelos

11 de dezembro de 2015 | POR Nini Ferrari
Valle d'Aosta - Itália
Follow my blog with Bloglovin

O Valle d’Aosta foi a primeira região que passamos durante a viagem de carro que fizemos pela Itália, Suíça e França, e já fazia um bom tempo que eu tinha vontade de conhecer esse cantinho incrível da Itália. Muito do que eu tinha ouvido falar eram sobre os diversos castelos espalhados por lá, mas o que mais me surpreendeu foi a própria paisagem montanhosa com os pequenos vilarejos nas encostas.

Valle d'Aosta no norte da Itália

Essa é a menor e menos populosa região da Itália, com apenas 3260 km2 e 123 mil habitantes, e faz fronteira com a Suíça ao norte, a França a oeste e o Piemonte na Itália ao sul e leste. Mas apesar de pequeno, o Valle d’Aosta tem diversas atrações e é possível se entreter por muitos dias. No total são 15 castelos que podem ser visitados e mais 12 castelos que podem ser vistos da estrada, além de igrejas da época medieval e ruínas romanas. No inverno, esse também é um importante destino turísticos, principalmente para práticas de esporte, com famosas estações de esqui em Aosta, Courmayeur e Cervinia.

Para quem estiver de carro, o mais gostoso é passear meio sem rumo pelas estradinhas locais e cheias de curvas e ir parando conforme for avistando algo interessante. Mas também é possível chegar na região vindo de trem a partir de Torino ou Milão e parar em cidades como Verrès, Chatillon, Nus e Aosta, sendo Aosta a maior e principal delas, que pode servir de base para explorar os arredores.

Como nós reservamos apenas um dia no nosso roteiro para o Valle d’Aosta, decidimos visitar os castelos principais que já estavam no nosso caminho entre Torino e Aosta.

Valle d'Aosta no norte da Itália

Nossa primeira parada foi na Fortaleza de Bard, mas infelizmente estava fechada, por falta de consulta prévia eu não sabia que eles não abrem na segunda-feira, uma pena, mas o lugar é impressionante mesmo visto da estrada, e deve ser incrível por dentro.

Seguimos então para o Castelo de Verrès do século XIV, em cima de uma colina, que era usado como fortificação por sua posição estratégica.

Castelo de Verrès em Valle d'Aosta no norte da Itália
Interior do Castelo de Verrès em Valle d'Aosta no norte da Itália
Interior do Castelo de Verrès em Valle d'Aosta no norte da Itália
Castelo de Verrès em Valle d'Aosta no norte da Itália

Cruzando o rio, na cidade praticamente em frente a Verrès, visitamos o Castelo de Issogne, que por fora mal parece um castelo, mas a visita guiada foi muito boa.

Castelo de Issogne em Valle d'Aosta no norte da Itália

O terceiro e último castelo do dia foi o Castelo de Fénis, o mais imponente por fora e também com visita guiada pelos aposentos, e o meu preferido entre os três.

Castelo de Fénis em Valle d'Aosta no norte da Itália

Se você já visitou castelos como Versailles, não espere a mesma suntuosidade nos castelos do Valle d’Aosta, a maior parte das salas dos castelos que visitamos estão praticamente vazias, e alguns móveis demonstram como imaginam que fosse na época. Porém, eles possuem aquele ar medieval do nosso imaginário, torres e muros de pedra, e eu achei incrível.

Como nossa viagem foi no início de dezembro, e os dias são extremamente curtos nessa época, seguimos direto para Aosta, a maior cidade da região. Em Aosta, além do acesso para a estação de esqui de Pila, uma das principais atrações são as ruínas romanas, dizem que Aosta é a terceira cidade com mais artefatos romanos encontrados, por isso, as vezes é chamada de "Roma dos Alpes". Nós fomos direto para o Teatro Romano, onde nos deparamos com uma Feirinha de Natal super charmosa em um cenário incrível! Por ser uma cidade um pouco maior, Aosta é ótima para passear pelo centrinho, jantar e terminar o dia, e foi o que fizemos!

Ruínas do Teatro Romano em Aosta no Valle d'Aosta no norte da Itália

Mais informações sobre o Valle d’Aosta: www.lovevda.it

Informações sobre os destinos de esqui: www.aosta-valley.co.uk

Onde se hospedar no Valle d’Aosta

Eu particularmente gostei bastante de Aosta, por ser um pouco maior, oferece mais opções de restaurantes e lugares para passear no final do dia. Se você não estiver de carro, fique em Aosta. Estando de carro, é possível ficar nos arredores, pois as cidades são todas bem próximas. Nós nos hospedamos no Au Petit Chevrot em Gressan, uma cidadezinha colada em Aosta.

O Au Petit Chevrot, oferece cerca de 9 pequenas casas com clima de chalé nas montanhas. O nosso tinha uma sala, cozinha e banheiro no primeiro andar e dois quartos no segundo, além de estacionamento. Eu achei o lugar ótimo e com certeza pretendo voltar para passar mais tempo conhecendo melhor todo o Valle d’Aosta.

RESERVE SUA VIAGEM AQUI
Reserve seu hotel no BOOKING.COM pague em moeda local, sem depósito antecipado e com cancelamento gratuíto. Pelo HOTEIS.COM é possível pagar em Real e ainda parcelar, sem sofrer com a variação do cambio. Ou compare o preço das diárias em diversos sites através do TRIVAGO.
Prefere alugar uma casa, quarto ou apartamento? Cadastre-se no AIRBNB por aqui e ganhe um crédito para a sua primeira hospedagem. (válido apenas para novos cadastros)
Está procurando passagens aéreas baratas? Reserve aqui!
Quer visitar as principais atrações sem pegar fila? Compre seu ingresso antecipado e economize tempo.
Procurando avaliação dos principais hotéis, restaurantes e atrações? O Trip Advisor pode te ajudar.
E não deixe de conferir nossa LOJINHA. Com uma curadoria de guias, livros e acessórios para quem ama viajar.
Reserve através dos nossos links e nos ajude a manter o blog, sem pagar nada a mais por isso!
Tags:,
39 s
m
h
RESERVE AQUI
ESCRITO POR
Nini Ferrari
Designer, blogueira, viajante e artista nas horas vagas… Sou apaixonada por fotografia, arte, mapas e lugares novos. Nos últimos anos descobri que ainda não pertenço a um lugar só e a única certeza que tenho é que nunca vou parar de viajar…
CONTINUE LENDO
DEIXE SEU RECADO

Escolha sua plataforma de comentários favorita

Loading Facebook Comments ...
Booking.com
Copyright © 2014 - 2016 - apathtosomewhere.com.br - Todos os direitos reservados | Designed and Created by Studio Lhama
n
Designed and Created by Studio Lhama